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dc.contributor.advisor1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Érika Savernini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761549Z1pt_BR
dc.contributor.referee2Colucci, Maria Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796443Y0pt_BR
dc.creatorAlmeida, Iago Rezende de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4308968T0pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T13:21:08Z-
dc.date.available2018-08-22-
dc.date.available2018-08-28T13:21:08Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7108-
dc.description.abstractThis study analyses the documentary Em Nome da Razão: um filme sobre os porões da loucura (On Reason’s Behalf: a movie about the insanity’s basement”, directed by Helvécio Ratton and produced by “Grupo Novo de Cinema e TV” (New Group of Cinema and TV), in association with “Associação Mineira de Saúde Mental” (Mental Health Association from Minas Gerais). The documentary portrays the reality of the patients hospitalized in Hospital Colônia, situated in Barbacena, in the state of Minas Gerais. The segregationist model observed in that institution, created in 1903, alludes the exclusion that, after Classicism, has taken place in mental health institutions. The institution was created in the late 1970s and its facilities gained public knowledge through denunciations by the local media and its audiovisual interventions, supported by the anti-asylum movement. The knowledge that understands perception and feelings, after the contemplation of art works, are included on its main objective: to understand how relations between tragedy and aesthetics, specially regarding the historical approach of the realistic image in its context of production of affections is composed and formulated. As domain structures may appear, resistance forms, observed in artistic field, can be comprehended when the reality’s transformation into language, as well as the empathic processes that followed the films exhibitions, make up the studies that analyze how perceptions of real can be inserted in the film and how the compendia of sadness can be approached. Therefore, it can be observed that cinema, as a political tool, can be an instrument of a strong social transformation when acting towards the construction of a collective memory capable of resulting possible plural realities.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa a película documental Em Nome da Razão: um filme sobre os porões da loucura, dirigida por Helvécio Ratton e produzida pelo Grupo Novo de Cinema e TV, com apoio da Associação Mineira de Saúde Mental. O documentário retrata a realidade dos pacientes internados no Hospital Colônia em Barbacena, no estado de Minas Gerais. Os modelos segregacionistas observados na instituição, criada no início do século XX, remontam a exclusão que, a partir do período do Classicismo, assolava as instalações psiquiátricas. No final da década de 1970, seus pavilhões ganharam conhecimento público por meio das denúncias promovidas pela mídia impressa e por suas intervenções audiovisuais, sustentadas pelo movimento da luta antimanicomial. Os conhecimentos que compõem a percepção e o sentir, a partir da contemplação das obras de arte, se incluem no objetivo central deste trabalho: compreender de que maneira as relações entre a tragédia e a estética, principalmente no que tange a abordagem histórica da imagem realista em seu contexto de produção de afetos, é composta e formulada. Ao conjunto das estruturas de domínio, compreendem-se as formas de resistência, observadas no campo artístico, a fim de utilizar a arte realista no processo de representação da imagem visível em seu contexto racional e social. A transformação da realidade em linguagem, bem como os processos empáticos que sucederam a exibição do filme compõem os estudos que analisam de qual modo as percepções do real são inseridas na obra e como são abordados os compêndios da tristeza. Desta maneira, observa-se que o cinema, enquanto ferramenta política, se instrumentaliza como potente agente de transformações sociais ao agir em prol da construção de uma memória coletiva capaz de repercutir em possíveis realidades plurais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectReforma psiquiátricapt_BR
dc.subjectRealismopt_BR
dc.subjectEm Nome da Razãopt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectAnti-Asylum movementpt_BR
dc.subjectRealismpt_BR
dc.subjectEm Nome da Razãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA quarta parede da loucura: estética e realismo em “Em Nome da Razão”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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