https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7208
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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viniciustobias.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Os yoguins do séc. XXI: o aprendiz orientalista pós-tradicional na música de BNegão e Walter Franco |
Autor(es): | Tobias, Vinicius |
Orientador: | Camurça, Marcelo Ayres |
Miembros Examinadores: | Huff Júnior, Arnaldo Érico |
Miembros Examinadores: | Caetano, Paulo Henrique |
Resumo: | Essa dissertação se mostra como um esforço de religiões comparadas para entender a religiosidade pós-tradicional orientalista identificadas em dois compositores da música popular brasileira: BNegão e Walter Franco. Ao aplicar uma hermenêutica interessada nesse assunto aos álbuns desses compositores tomados como obras orgânicas, percebeuse que ambos constroem, em suas canções, um difuso papel social de um aprendiz sem mestres. A esse aprendiz orientalista pós-tradicional chamei de yoguin do séc. XXI, uma categoria que tanto se torna eficaz para entender os entremeados das artes em relação ao orientalismo como para balizar a experiência pós-tradicional de vida em aprendizado. A partir dessa constatação discuto então as demais questões que envolvem os discos estudados e a atividade 'profética' desses compositores em interface com a sociedade e a política. Para situar a discussão, além disso, apresento um panorama de desenvolvimento na arte ocidental do nomos orientalizado, ou seja, da explicação de mundo ocidental que tende às ideias clássicas do mundo oriental. Esse resgate passa pela ética romântica, pela estruturação da linguagem artística e pelo que chamei de ética da integralidade, um desdobramento da ética romântica, mas que traz outros vetores como o tema do holismo e a busca do equilíbrio. |
Resumen : | This dissertation shows itself as an effort by comparative religions to understand the post-traditional orientalist religiosity identified in two Brazilian popular music composers: BNegão and Walter Franco. From a hermeneutic interested abaut the albums of these composers taken as organic works, it was noticed that both construct in their songs, a diffuse social role of an apprentice without masters. To this posttraditional orientalist apprentice I called yoguin from 21st century. This category becomes effective to understand the relationship between art and orientalism and to refer to the post-tradicional experience of life in learning. From this observation I discuss then the other questions that surround the discs studied and the 'prophetic’ activity of these composers in relation to society and politics. In order to situate the discussion, moreover, I present a panorama of development in western art of the orientalized nomos, that is, of the explanation of western world that tends to the classical ideas of the Eastern world. This rescue goes through romantic ethics, for the structuring of artistic language and for what I have called the ethics of integrality, an unfolding of romantic ethics, but which brings other vectors such as the theme of holism and the search for balance. |
Palabras clave : | Yoguins do séc. XXI Ética da integralidade BNegão Walter Franco Orientalismo Yoguins from 21st century Ethics of integrality BNegão Walter Franco Orientalism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7208 |
Fecha de publicación : | 23-feb-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações) |
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