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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Patrícia Nora de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778488Z4pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768949H4pt_BR
dc.contributor.referee3Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.contributor.referee4Tavares, Kátia Cristina do Amaral-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723146U4pt_BR
dc.creatorReis, Rachel Terrigno Cunha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499692T8pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-03T16:37:31Z-
dc.date.available2018-08-31-
dc.date.available2018-09-03T16:37:31Z-
dc.date.issued2018-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7221-
dc.description.abstractThe present work is aimed at investigating the use of the oral and written tips in lexical inference of English, as foreign language, in the reading of webcomics. For this, two webcomics were prepared, with and without tips, based on new technology learning theories. This experimental study was accomplished in order to test the reading environments as auxiliaries in lexical inference and learning. On theoretical grounds, the work is based on the assumptions of the Cognitive Theory of the Multimedia Learning by Mayer (1997; 2001) which seeks to explain the information processing in a multimodal learning environment, and on the assumptions of the Connectionism Approach (ELLIS, 1998; LEITE, 2008; ZIMMER, 2008). In the methodology, the experiment was applied to 162 students of English as Foreign Language teaching and learning in elementary level, divided into two groups: experimental and control group. The experimental group is subdivided into groups A, B and C, composed by 132 students in total. Group A received oral and written tips, group B received oral tips and group C received just the written tips. The control group, group D is composed by 30 students. It did not receive any tips. This distinction was made, in order to investigate the impact of the tips in the lexical inference of English learners as a foreign language. In the analysis it was used the data generated in vocabulary test and the evaluated research questionnaire data. The results show that the use of tips may contribute significantly to inference and vocabulary learning. We highlight the use of oral and written tips together. We hope to provide, through this research, theoretical and practical allowance for development of lexical inference exercises, and we also expect to contribute with the dissemination of the genre webcomics in the teaching learning of foreign languages.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva investigar o uso de dicas nas modalidades oral e verbal para inferência lexical em inglês, como língua estrangeira, em Histórias em Quadrinhos Eletrônicas (HQtrônicas). Foram implementadas HQtrônicas, com dicas em links e sem dicas, com base em teorias de aprendizagem mediada pelas novas tecnologias. Esse estudo experimental foi realizado para testar os ambientes de leitura enquanto auxiliadores na realização de inferência e aprendizagem de vocabulário. No plano teórico, este trabalho fundamenta-se na Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia de Mayer (1997; 2001) que busca explicar o processamento da informação em ambiente de aprendizagem multimodal, e nos pressupostos da Abordagem Conexionista (ELLIS, 1998; LEITE, 2008; ZIMMER, 2008). No âmbito da metodologia, o experimento foi aplicado a 162 participantes de nível elementar de inglês como língua estrangeira, divididos em dois grupos: experimental e controle. O grupo experimental é subdividido em grupos A, B e C, no total de 132 alunos. O grupo A recebeu dicas orais e verbais, o grupo B recebeu dicas orais e o grupo C apenas dicas verbais. O grupo controle, grupo D, é composto de 30 alunos. Esse grupo não recebeu dica. Essa distinção foi feita, a fim de investigarmos os impactos das dicas no processo de inferência lexical de alunos de inglês como língua estrangeira. Para a análise foram considerados os resultados obtidos nos testes de vocabulário e questionários de avaliação. Os resultados indicam que o uso de dicas pode contribuir significativamente para a inferência e aprendizado de vocabulário, com destaque para o uso integrado de dicas orais + verbais. Com esta pesquisa, buscou-se fornecer subsídios teóricos e práticos para a elaboração de exercícios de inferência lexical e ainda contribuir para a disseminação do uso do gênero HQtrônicas no ensino e aprendizado de línguas estrangeiras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHQtrônicapt_BR
dc.subjectInferência lexicalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO uso de dicas nas modalidades oral e verbal para a inferência lexical em HQtrônicas em língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeThe use of oral and written tips in the lexical inference of english as foreign language in webcomicspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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