https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/746
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
felipequeirozdasilva.pdf | 4.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Usando RPG no ensino da matemática |
Autor(es): | Silva, Felipe Queiroz da |
Primeiro Orientador: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
Membro da banca: | Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis |
Membro da banca: | Ferreira, Francinildo Nobre |
Resumo: | Neste trabalho é apresentada uma proposta de utilização pedagógica do Roleplaying Game (RPG) como ferramenta lúdica para auxiliar no ensino da matemática. São discutidas as definições de RPG e de RPG pedagógico e suas diferenças. São apresentados alguns resultados e pesquisas realizadas relacionando o RPG e as histórias em quadrinhos de super-heróis com o ensino de diversas disciplinas. É apresentado também um sistema de regras e uma aventura introdutória para ser aplicada em sala de aula com turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, trabalhando conteúdos de matemática de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, com duração de oito horas-aula. Concluímos nosso trabalho oferecendo ideias de como trabalhar o RPG durante todo o ano letivo em um projeto interdisciplinar. |
Abstract: | This work presents a proposal of pedagogical utilization of RolePlaying Game (RPG) as a ludic tool to help the Mathematics teaching. The definitions of RPG and pedagogical RPG and their differences are discussed. Some results and researches relating RPG and superhero comic book with the teaching of several disciplines are presented. Its also presented a rule system and an introductory adventure to be applied in classroom with 9th grade-students of Elementary School, working contents of mathematics of the 8th and 9th grade of Elementary School with duration of 8 hours of class. We conclude our work offering ideas of how to work RPG during all over the school year in an interdisciplinary project. |
Palavras-chave: | RPG Pedagógico História em Quadrinhos Ensino de Matemática Pedagogical RPG Comics Mathematics Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/746 |
Data do documento: | 26-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.