Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/746
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
felipequeirozdasilva.pdf4.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797575H0pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Francinildo Nobre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786121T4pt_BR
dc.creatorSilva, Felipe Queiroz da-
dc.creator.Latteshttp://cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T12:32:57Z-
dc.date.available2016-02-16-
dc.date.available2016-02-26T12:32:57Z-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/746-
dc.description.abstractThis work presents a proposal of pedagogical utilization of RolePlaying Game (RPG) as a ludic tool to help the Mathematics teaching. The definitions of RPG and pedagogical RPG and their differences are discussed. Some results and researches relating RPG and superhero comic book with the teaching of several disciplines are presented. Its also presented a rule system and an introductory adventure to be applied in classroom with 9th grade-students of Elementary School, working contents of mathematics of the 8th and 9th grade of Elementary School with duration of 8 hours of class. We conclude our work offering ideas of how to work RPG during all over the school year in an interdisciplinary project.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentada uma proposta de utilização pedagógica do Roleplaying Game (RPG) como ferramenta lúdica para auxiliar no ensino da matemática. São discutidas as definições de RPG e de RPG pedagógico e suas diferenças. São apresentados alguns resultados e pesquisas realizadas relacionando o RPG e as histórias em quadrinhos de super-heróis com o ensino de diversas disciplinas. É apresentado também um sistema de regras e uma aventura introdutória para ser aplicada em sala de aula com turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, trabalhando conteúdos de matemática de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, com duração de oito horas-aula. Concluímos nosso trabalho oferecendo ideias de como trabalhar o RPG durante todo o ano letivo em um projeto interdisciplinar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRPG Pedagógicopt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPedagogical RPGpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUsando RPG no ensino da matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.