https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7617| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Educação em saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista.pdf | 395.6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Educação em saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva |
| Título(s) alternativo(s): | Educación en salud de acuerdo a los preceptos del Movimiento Feminista: estrategias innovadoras para promoción de la salud sexual y reproductiva |
| Autor(es): | Paiva, Carla Cardi Nepomuceno de Villar, Alana Stephanie Esteves Souza, Maria das Dores de Lemos, Adriana |
| Resumo: | Objetivo: Apresentar uma reflexão sobre a prática educativa em saúde sexual e reprodutiva, segundo o Movimento Feminista. Métodos: Estudo teórico-reflexivo, baseado na literatura e na percepção das autoras, com intuito de fomentar a discussão sobre as possibilidades e potencialidades da prática educativa para promover a saúde sexual e reprodutiva. Resultados: A promoção da saúde sexual e reprodutiva, pode ser enriquecida com os ensinamentos, metodologias e abordagens oriundas do Movimento Feminista, que consideram a integralidade como norteadora das ações educativas. Conclusão: Assim, para o delineamento de novas maneiras de intervir neste contexto da saúde sexual e reprodutiva através da prática educativa, é válido resgatar as abordagens e a concepção de integralidade através da valorização do sujeito e das suas experiências vivida, como era feito pelo Movimento Feminista. |
| Abstract: | Objetivo: Presentar una reflexión acerca de la práctica educativa en salud sexual y reproductiva según los preceptos del Movimiento Feminista. Métodos: Estudio teórico y reflexivo, basado en la literatura y percepción de los autores con el objetivo de fomentar el debate sobre las posibilidades y potencialidades de la práctica educativa para promoción de la salud sexual y reproductiva. Resultados: La promoción puede ser enriquecida a partir de las enseñanzas, metodologías y enfoques oriundos del Movimiento Feminista, que considera la integralidad el guía de las actividades educativas. Conclusión: De ese modo, para el diseño de nuevas formas de intervención en este contexto de salud sexual y reproductiva por medio de la práctica educativa, vale la pena rescatar los enfoques y la integridad de la concepción a través de la apreciación del sujeto y sus experiencias, como se hacía en el Movimiento Feminista. |
| Palavras-chave: | Educação em saúde Feminismo Direitos Sexuais e reprodutivos Educación en salud Feminismo Derechos sexuales y Reproductivos |
| CNPq: | - |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | - |
| Sigla da Instituição: | - |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| DOI: | http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150092 |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7617 |
| Data do documento: | Out-2015 |
| Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
