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Clase: Dissertação
Título : Igreja e rua, dois espaços a mesma fé. Sacralização do espaço na festa de Corpus Christi
Autor(es): Oliveira, Elza Aparecida de
Orientador: Portella, Rodrigo
Miembros Examinadores: Pereira, Mabel Salgado
Miembros Examinadores: Camurça, Marcelo Ayres
Miembros Examinadores: Mariz, Cecília Loreto
Miembros Examinadores: Silveira, Émerson José Sena da
Resumo: Esta dissertação busca compreender os sentidos da festa de Corpus Christi na contemporaneidade, assim como verificar sua relação com o espaço e com o religioso. O cerne do trabalho é a análise desta solenidade considerando o seu caráter lúdico, artístico, performático e efêmero. Corpus Christi é uma festa móvel da Igreja Católica datada do século XIII que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia, sendo o único dia do ano que o “Santíssimo Sacramento” sai em procissão pelas ruas. O recorte etnográfico ao qual me limito é o estudo desta solenidade na paróquia N. Srª da Piedade, em Magé, no Estado do Rio de Janeiro, buscando verificar as motivações e os significados atribuídos a esta arte por seus produtores. Tendo em vista que tradicionalmente os tapetes são confeccionados no universo da rua, um dos principais objetivos da pesquisa tem sido analisar essa dicotomia entre sagrado e profano, contudo não como categorias antagônicas e insociáveis, mas passíveis de interlocução e de diálogo. Outro aspecto analisado incide sobre o processo da confecção dos tapetes, a fim de melhor compreender a ação simbólica de desenhar imagens religiosas, mesmo que temporárias, no chão não usual – o da rua. Concomitante a essas possibilidades de análise, também serão abordadas a noção de festa e sua caracterização de efervescência coletiva, que é capaz de renovar pactos e reforçar a comunhão. Todas essas categorias -as quais são passíveis de analises – seja na procissão, seja na confecção do tapete, são o que promovem à solenidade sua configuração ímpar.
Resumen : This paper aims to understand the meaning of the Feast of Corpus Christi today, as well as its relation with space and religion. The main point of this work is to analyze this ceremony considering the ludic, the artistic, the perfomative and the ephemeral essence it holds. Corpus Christi is a thirteenth century catholic procession that celebrates Christ’s real and substantial presence in the Eucharist; it’s the day when the Blessed Sacrament it taken to a procession. The ethnographic setting to be covered in this paper is the celebration of this solemnity in N. Srª da Piedade Parish, in Mage, in the Rio de Janeiro State, and this essay will investigate the reasons and the meanings attributed to this art by those who make it. Considering that the Corpus Christi rugs are made on the street and belong to this context, one of the main points of this research has been to analyze this sacred-profane dichotomy, not as opposed categories but as interactive ones. Another aspect here covered is the production of the rug, so that the symbolic action of drawing holy pictures on this unusual space – the street – can be understood. Along with those multiple possibilities of analysis, the idea of “fest” and its collective effervescence character, which is able to freshen pacts and reinforce communion, will be discussed. All these categories - which are open to many different analyses -whenever it comes to the production of the rug or to the procession, are the ones who certify the uniqueness of this celebration.
Palabras clave : Corpus Christi
Festa
Espaço público
Simbolismo
Ritual
Corpus Christi
Fest
Public space
Symbolism
Ritual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/767
Fecha de publicación : 18-mar-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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