https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/788
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
juliocesaramaraldossantos.pdf | 665.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Números complexos aplicados à geometria |
Autor(es): | Santos, Júlio César Amaral dos |
Orientador: | Vasconcelos, Sérgio Guiherme de Assis |
Miembros Examinadores: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Francinildo Nobre |
Resumo: | Esse trabalho tem como propósito mostrar algumas aplicações básicas dos números complexos na geometria euclidiana plana. Aqui procuramos ilustrar como é possível trabalhar com os números complexos na sua forma geométrica e também vetorial, com o intuito de apresentar uma forma mais concreta de ensino desse conteúdo dentro da educação básica. A versatilidade e aplicabilidade dos números complexos são apresentadas de uma forma acessível tanto a professores quanto à alunos. A maioria das demonstrações geométricas sugeridas são simples e podem ser facilmente trabalhadas com alunos da educação básica, visto que os conceitos geométricos abordados se resumem ao conteúdo apresentado nas escolas durante o ensino fundamental. Buscamos em diversas situações estabelecer comparações entre o algébrico e o geométrico, com o intuito de que os alunos entendessem que essas duas áreas, ao contrário do que a maioria deles imagina, possuem diversas relações e podem ser facilmente trabalhadas juntas. |
Resumen : | This work aims to show some basic applications of complex numbers in plane Euclidean geometry. Here we seek to illustrate how you can work with complex numbers on geometric and also vector form, in order to present a more concrete way of teaching that content in the basic education. The versatility and applicability of complex numbers are presented in an accessible way to both teachers and students. Most of the geometrical demonstrations suggested are simple and can be easily worked with elementary education students, since geometrical concepts discussed are summarized to the content presented in schools during elementary school. We seek to establish, in several situations, comparisons between the algebraic and geometric, with the intention that students understand that these two areas, unlike most of them think, have different relations and can be easily studied together. |
Palabras clave : | Números Complexos Geometria Plana Resolução de Problemas Complex Numbers Plane Geometry Problem Solving |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/788 |
Fecha de publicación : | 9-ago-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.