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dc.contributor.advisor1Thomaz, Fernanda do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732729U5pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Flavia Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Ana Paula Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva, Edgleice Santos da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4973126Z6pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-16T14:35:02Z-
dc.date.available2018-10-16-
dc.date.available2018-10-16T14:35:02Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7899-
dc.description.abstractThe aim of the research is to discuss the concept of politics and religion in the 17th century in West Central Africa, based on documents produced by europeans who lived on African territory. Evidence that in the case of Central Africa, religion and politics are inseparable fields in everyday life. On the european side, despite the theoretical separation between politics and religion, both the Portuguese crown (and Iberian) and the missionary orders joined in spiritual achievement of project and time, aimed at the body's subjection, the gradual occupation of the territories and exploitation human and natural resources. In the seventeenth century, two orders, the Capuchins and the Jesuits stood out in the mission of spreading the gospel in the region, sparing no effort to convert localities and solidify catholicism outside european territory. In turn, the Central Africans lived the paradox between reverencing their ancestors and following catholic precepts; consequently, the political doing was also affected by the growing presence of furopeans in the territory. The encounter between so different worlds was marked by constant negotiations and conflicts, where a new way of conceiving politics and religion emerged.pt_BR
dc.description.resumoO intuito da pesquisa é discutir o conceito de política e religião no século XVII na África Centro Ocidental, tendo como base documentos elaborados por europeus que viveram no território africano. Evidenciando que no caso centro-africano, religião e política são campos indissociáveis na vida cotidiana. No lado europeu, apesar da teórica separação entre política e religião, tanto a Coroa portuguesa (e Ibérica) quanto as ordens missionárias se associaram em projeto de conquista espiritual e temporal, que visava a sujeição do corpo, a ocupação gradual dos territórios e a exploração dos recursos humanos e naturais. No século XVII, duas ordens, os capuchinhos e os jesuítas se destacaram na missão de espalhar o evangelho na região, não poupando esforços para converter os locais e solidificar o catolicismo fora do território europeu. Por sua vez, os centro-africanos viviam o paradoxo entre reverenciar seus antepassados e seguir os preceitos católicos; consequentemente, o fazer político também foi afetado pela crescente presença de europeus no território. O encontro entre mundos tão distintos foram marcados por constantes negociações e conflitos, onde emergiu um novo modo de conceber política e religião.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁfrica Centro Ocidentalpt_BR
dc.subjectMissionáriopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectAfrica West Centerpt_BR
dc.subjectMissionarypt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleMundos que se entrelaçam: religião e política na África Centro Ocidental (século XVII)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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