https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/789
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marcelosoaressalomao.pdf | 5.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Estudo e generalizações do paradoxo de Monty Hall na educação básica |
Autor(es): | Salomão, Marcelo Soares |
Orientador: | Casagrande, Rogério |
Miembros Examinadores: | Mazorche, Sandro Rodrigues |
Miembros Examinadores: | Souza, Gilcélia Regiane de |
Resumo: | Nesse trabalho apresentamos o Paradoxo de Monty Hall e seus aspectos lúdicos como uma oportunidade de cativar o educando para o estudo das probabilidades. Oferecendo assim a oportunidade de trabalhar no universo da educação básica o ensino de probabilidade na sala de aula através de atividades em forma de jogos. Apesar da dificuldade do assunto na Educação Básica, os professores que lerem o trabalho poderão aproveitar algumas dessas ideias e transformá-las em conhecimento aos seus educandos. Primeiramente apresentamos um breve resumo teórico sobre probabilidade, um pouco da história do Monty Hall paradox e algumas soluções formais e experimentais. Para as atividades, há simulações do problema com variantes do números de portas proporcionando desenvolver no aluno as habilidades como: experimentação, abstração, modelagem. Com o intuito de fazer uso de recursos computacionais apresentamos uma sugestão de atividade com a utilização de um software de fácil acesso e manuseio. Isso se sustenta, pois com aumento de cursos tecnológicos e a presença maior da informática no cotidiano do educando é imperativo o emprego dessa interdisciplinaridade. |
Resumen : | We present the Monty Hall Paradox and its entertaining aspects as a chance to engage the student to the study of probability. Thus offering the opportunity to work in the world of basic education by teaching probability in the level of classroom through activities in the form of games. Despite of the difficulty of the subject at the Basic Education, it is expected that teachers who read the work will take some of these ideas and turn them into knowledge to their students. First, we present a brief overview of theoretical probability, a little history of the Monty Hall paradox and some formal and experimental solutions. For activities, there are simulations of the problem with varying numbers of ports providing the development of student skills such as experimentation, abstraction, and modeling. In order to make use of computational resources we present a suggested activity with the use of software for easy access and handling. This is sustained, because with increased technological courses and the increased presence of computers in daily life of the student it is imperative the employment of this interdisciplinarity. |
Palabras clave : | Probabilidade Monty Hall Teorema de Bayes Probability Monty Hall Bayes’ Theorem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/789 |
Fecha de publicación : | 16-ago-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.