Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/789
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcelosoaressalomao.pdf5.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Mazorche, Sandro Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728146D8pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Gilcélia Regiane de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706132P1pt_BR
dc.creatorSalomão, Marcelo Soares-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385881E8pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T13:31:33Z-
dc.date.available2016-02-18-
dc.date.available2016-02-26T13:31:33Z-
dc.date.issued2014-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/789-
dc.description.abstractWe present the Monty Hall Paradox and its entertaining aspects as a chance to engage the student to the study of probability. Thus offering the opportunity to work in the world of basic education by teaching probability in the level of classroom through activities in the form of games. Despite of the difficulty of the subject at the Basic Education, it is expected that teachers who read the work will take some of these ideas and turn them into knowledge to their students. First, we present a brief overview of theoretical probability, a little history of the Monty Hall paradox and some formal and experimental solutions. For activities, there are simulations of the problem with varying numbers of ports providing the development of student skills such as experimentation, abstraction, and modeling. In order to make use of computational resources we present a suggested activity with the use of software for easy access and handling. This is sustained, because with increased technological courses and the increased presence of computers in daily life of the student it is imperative the employment of this interdisciplinarity.pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho apresentamos o Paradoxo de Monty Hall e seus aspectos lúdicos como uma oportunidade de cativar o educando para o estudo das probabilidades. Oferecendo assim a oportunidade de trabalhar no universo da educação básica o ensino de probabilidade na sala de aula através de atividades em forma de jogos. Apesar da dificuldade do assunto na Educação Básica, os professores que lerem o trabalho poderão aproveitar algumas dessas ideias e transformá-las em conhecimento aos seus educandos. Primeiramente apresentamos um breve resumo teórico sobre probabilidade, um pouco da história do Monty Hall paradox e algumas soluções formais e experimentais. Para as atividades, há simulações do problema com variantes do números de portas proporcionando desenvolver no aluno as habilidades como: experimentação, abstração, modelagem. Com o intuito de fazer uso de recursos computacionais apresentamos uma sugestão de atividade com a utilização de um software de fácil acesso e manuseio. Isso se sustenta, pois com aumento de cursos tecnológicos e a presença maior da informática no cotidiano do educando é imperativo o emprego dessa interdisciplinaridade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectMonty Hallpt_BR
dc.subjectTeorema de Bayespt_BR
dc.subjectProbabilitypt_BR
dc.subjectMonty Hallpt_BR
dc.subjectBayes’ Theorempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEstudo e generalizações do paradoxo de Monty Hall na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.