Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/790
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reinaldoloubachsardinha.pdf3.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, José Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792093J2pt_BR
dc.contributor.referee2Veloso, Marcelo Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739764Y0pt_BR
dc.creatorSardinha, Reinaldo Loubach-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386685Z1pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T13:31:59Z-
dc.date.available2016-02-18-
dc.date.available2016-02-26T13:31:59Z-
dc.date.issued2014-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/790-
dc.description.abstractThis study aims, in addition to reporting experiences and difficulties experienced by the author in teaching students Geometric Design for the final years of regular elementary school, present a tool for both teachers and students, who may assist the teaching and learning of Geometrical drawing. The main objective of this work is to present a computational resource, GeoGebra, a graphical software for free use, as help and support tool in teaching the subject of Geometric Design or in the discipline of geometry and the proposed introduction in public schools of this feature. In preparing this report, consultations and research in books and articles, written by great authors were performed. This work also presents a suggestion for teachers, some activities that can be used in day-to-day, practical lessons that aim to broaden students’ knowledge and seek to awaken in them a greater interest in the subject.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivos, além de relatar experiências e dificuldades vivenciadas pelo autor no ensino de Desenho Geométrico para alunos dos anos finais do ensino fundamental regular, apresentar a uma ferramenta tanto para professores quanto para alunos, que possa auxiliar o ensino e a aprendizagem do Desenho Geométrico. O objetivo principal deste trabalho é a apresentação de um recurso computacional, o GeoGebra, um software gráfico de uso livre e gratuito, como ferramenta de ajuda e apoio no ensino da disciplina de Desenho Geométrico ou mesmo na disciplina de Geometria e a proposta de introdução nas escolas publicas deste recurso. Na elaboração deste trabalho, foram realizadas pesquisas e consultas em obras e artigos, escritas por grandes autores. Este trabalho também apresenta como sugestão para professores, algumas atividades que podem ser usadas no dia-a-dia, em aulas práticas que visam ampliar o conhecimento dos alunos e buscar despertar nos mesmos, um maior interesse pelo assunto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho Geométricopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectGeometric Designpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso do GeoGebra no ensino de desenho geométrico nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.