https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7935
File | Description | Size | Format | |
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O papel do professor na escolarização dos saberes.pdf | 755.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Freitas, Cláudia Avellar | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T13:25:41Z | - |
dc.date.available | 2018-11-01 | - |
dc.date.available | 2018-11-06T13:25:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-12 | - |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 97 | pt_BR |
dc.citation.epage | 112 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150306 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7935 | - |
dc.description.abstract | The study investigates the roles of teachers in the knowledge schooling process, describing how it uses cognitive and material resources in the biology classroom. From Bernstein's idea of structuring the discourse, the class was considered as mediated by an official pedagogic discourse, analyzed as multimodal, subjected to rules set ideologically, but that varies with the context. The analysis of a speech during a class in which an exercise was corrected on the application of Mendel's laws showed the creative work of the teacher in school scientific knowledge. It also demonstrated that, in certain contexts of social interaction, the regulative discourse of social order legitimates the discursive order that guides the school in educational practice. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo que será apresentado investigou os papeis do professor no processo de escolarização dos saberes, descrevendo como ele utiliza recursos cognitivos e materiais em sala de aula no ensino de Biologia. A partir da ideia de estruturação dos discursos, de Bernstein, considerou-se a aula como mediada por um discurso pedagógico oficial, analisado como multimodal, sujeito a regras ideologicamente configuradas, mas que variam com o contexto. A análise de um trecho de aula em que foi corrigido um exercício sobre a aplicação das leis de Mendel evidenciou o trabalho criativo do professor na escolarização do conhecimento científico e demonstrou que, em certos contextos de interação social, o discurso regulativo de ordem social é o legitimador da ordem discursiva que orienta a escolarização na prática educativa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Discurso multimodal | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas escolares | pt_BR |
dc.subject | Schooling process | pt_BR |
dc.subject | Multimodal discourse | pt_BR |
dc.subject | School pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | O papel do professor na escolarização dos saberes: produção e reprodução de discursos sobre a genética Mendeliana | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
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