Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7948
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gilbertodeoliveirapaulino.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O experimento demonstrativo de Oliver Lodge: uma proposta de inserção da abordagem histórico-filosófica para o eletromagnetismo
Título(s) alternativo(s): The Oliver Lodge demonstration experiment: a proposal of insertion of the historical-philosophical approach for the electromagnetism
Autor(es): Paulino, Gilberto de Oliveira
Primeiro Orientador: Melo, Wilson de Souza
Membro da banca: Reis, Ivoni de Freitas
Membro da banca: Polito, Antony Marco Mota
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de propor uma sequência didática, com abordagem histórico-filosófica, utilizando-se de experimentos e demonstrações históricas na introdução de conceitos do eletromagnetismo no Ensino Médio. Através desta sequência didática, apresenta-se aos estudantes do Ensino Médio o conceito de ondas eletromagnéticas, numa dinâmica histórica que inclui discussões a respeito da natureza da ciência. O experimento histórico escolhido didaticamente como central é o experimento demonstrativo de Oliver Lodge, que projetou um sistema efetivo de recepção das ondas eletromagnéticas cuja principal inovação foi o emprego do coesor no lugar da antena de Hertz. Nessa dissertação, assume-se uma perspectiva pedagógica que se aproxima da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) na medida em que considera a difusão dos conteúdos, vivos e atualizados e a transmissão de conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, tarefas centrais da Educação. Constatamos uma afinidade entre a PHC e o ensino de ciências e concluímos que o referencial da PHC pode subsidiar o uso da História e da Filosofia da Ciência no ensino de ciências. Por fim, apresenta-se um relato e avaliação do desenvolvimento e aplicação efetiva da sequência didática proposta em sala de aula. O Produto Educacional desenvolvido neste trabalho de mestrado consiste na sequência didática e sua descrição, dos textos e questionários utilizados nas aulas e do texto de apoio ao professor.
Abstract: This work has the goal of proposing a didactic sequence, with historical-philosophical approach, using experiments and historical demonstrations in the introduction of electromagnetism concepts in High School. Through this didactic sequence, the students of high school are presented to the concept of electromagnetic waves, in a historical dynamic that includes discussions about the nature of science. The historical experiment chosen didactically as central is the Oliver Lodge's demonstrative experiment, which designed an effective system for receiving electromagnetic waves whose main innovation was the use of the coesor instead of the Hertz’s antenna. In this dissertation, is assumed a pedagogical perspective that approaches the Historical-Critical Pedagogy (PHC) insofar as it considers the dissemination of live and up-to-date contents and the transmission of knowledge historically accumulated by humanity, central tasks of Education. We verified an affinity between the PHC and the Science Teaching and we concluded that the PHC referential can subsidize the use of History and Philosophy of Science in Science Teaching. Finally, a report and evaluation of the development and effective application of the didactic sequence proposed in the classroom is presented. The Educational Product developed in this master's work consists of the didactic sequence and its description, in the texts and questionnaires used in the classes and in the text to support the teacher.
Palavras-chave: Ensino de física
História e filosofia da ciência
Experimentos históricos
Oliver Lodge
Pedagogia histórico-crítica
Teaching physics
History and philosophy of science
Historical experiments
Oliver Lodge
Historical-critical pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7948
Data do documento: 24-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.