https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8024
File | Description | Size | Format | |
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lidianaaparecidabrigida.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Amorim, Cassiano Caon | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710191Z3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Condé, Eduardo Antonio Salomão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784127Y0 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Michelle Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559977E4 | pt_BR |
dc.creator | Brigida, Lidiana Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T12:22:30Z | - |
dc.date.available | 2018-10-24 | - |
dc.date.available | 2018-11-23T12:22:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8024 | - |
dc.description.abstract | The present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd /UFJF). The management case to be studied will discuss the peer tutoring Program at the Federal University of Juiz de Fora. The objectives defined for this study are: to propose actions to enable the adoption of evaluation and monitoring procedures of the UFJF Monitoring Program; describe the program's operating policy; analyze and understand the vision of fellows and teachers-counselors about the Program and propose a systematic process of evaluation of the peer tutoring. The specific objectives add the possibility of raising administrative and / or pedagogical actions that may strengthen the UFJF peer tutoring. It is assumed that the lack of evaluation and monitoring mechanisms of its peer tutoring Program reflects the effectiveness, efficiency and effectiveness of its management. For that, the research uses as work methodology the qualitative approach, organized in the form of a case study, carrying out the data collection from and as instruments semi-structured interviews, bibliographical and documentary research. In view of the aforementioned objectives, the institutional context of the UFJF peer tutoring Program is presented. Next, the proposed research problem is analyzed. Finally, an Educational Action Plan (PAE) is presented, which aims to develop, based on the empirical and theoretical evidences raised by the research, a systematized evaluation and monitoring process for the UFJF peer tutoring Program. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute o Programa de Monitoria na Universidade Federal de Juiz de Fora. Os objetivos definidos para este estudo são: propor ações para possibilitar a adoção de procedimentos de avaliação e monitoramento do Programa de Monitoria da UFJF; descrever a política de funcionamento do Programa; analisar e compreender a visão dos bolsistas e professores-orientadores sobre o Programa, além de propor um processo sistematizado de avaliação do Programa de Monitoria. Aos objetivos específicos acrescenta-se a possibilidade de levantar ações administrativas e/ou pedagógicas que possam fortalecer o Programa de Monitoria da UFJF. Assume-se como hipótese que a falta de mecanismos de avaliação e monitoramento do Programa de Monitoria reflete na eficácia, eficiência e efetividade de sua gestão. Para tanto, a pesquisa se utiliza da abordagem qualitativa como metodologia de trabalho, organizada sob a forma de um estudo de caso, realizando o levantamento de dados a partir de entrevistas semiestruturadas, e pesquisa bibliográfica e documental. Diante dos objetivos expostos, apresenta-se, em um primeiro momento, o contexto institucional do Programa de Monitoria da UFJF. Em seguida, analisa-se o problema de pesquisa. Por fim, é apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE), que tem por objetivo desenvolver, fundamentado nas evidências empíricas e teóricas levantadas pela pesquisa, um processo sistematizado de avaliação e monitoramento para o Programa de Monitoria da UFJF. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão da graduação | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Graduation management | pt_BR |
dc.subject | Peer tutoring | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A gestão de programas de graduação: o caso do Programa de Monitoria na Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
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