https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8131
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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leliofabianomartinsribeiro.pdf | 5.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Utilização de elementos de gamificação e instrução por colegas para um maior engajamento dos alunos do ensino médio |
Autor(es): | Ribeiro, Lélio Fabiano Martins |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Giovana Trevisan |
Co-orientador: | Rizzuti, Bruno Ferreira |
Membro da banca: | Neves, Alvaro Jose Magalhaes |
Membro da banca: | Barci, Diana Esther Tuyarot de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de magnetismo que utiliza elementos da gamificação e da metodologia de Instrução por Colegas (Peer Instruction), embasados nas ideias de aprendizagem de Lev Vygotsky. Neste contexto, a linguagem e as experiências das aulas são transformadas em linguagem de jogos, na qual os alunos se unem em grupos (chamados de Guildas) para interagir efetivamente nas atividades propostas durante as aulas. As tarefas realizadas são consideradas missões a ser cumpridas para poder avançar no jogo. Na sequência didática gamificada, propomos missões como: tarefas a ser realizadas em casa antes das aulas. Aulas com a metodologia de instrução por colegas com questões conceituais, resolução em grupo de questões numéricas e atividades experimentais. A aplicação do produto aconteceu em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do município de Cataguases – MG. Através da aplicação, análise e percepção durante a utilização da sequência didática ficou evidenciado um engajamento maior por parte dos estudantes bem como uma evolução gradual na aprendizagem. A descrição das atividades em forma de produto encontra-se ao final desta dissertação e poderá ser reproduzido fielmente ou modificado por professores que se dispostos a utilizar novas metodologias para se ensinar Física. |
Abstract: | In this work we developed and applied a didactic sequence for teaching magnetism that uses elements of gamification and the Peer Instruction methodology. We based this work on the Vygotsky's sociocultural theory. In this context, language and classroom experiences will be transformed into a game language, where the students come together in groups (called Guilds) to interact effectively in the activities proposed during the lessons. The tasks performed are be considered as missions to be ful in order to advance in the game. Within this didactic sequence, we propose activities such as: task to be performed at home, before classes, classes with the methodology of Peer Instruction involving conceptual issues and experimental activities. This product was applied with students of the third years of High School in the city of Cataguases - MG. Through the application, analysis and perception during the use of the didactic sequence, there was evidence of a greater engagement by students as well as a gradual evolution in learning. A description of this activities is at the end of this dissertation, which can be faithfully reproduced or modified by teachers who are willing to use new methodologies to teach Physics. |
Palavras-chave: | Ensino de física Gamificação Instrução por colegas Physics teaching Gamification Peer instruction |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8131 |
Data do documento: | 24-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
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