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dc.contributor.advisor1Afonso, Luís Fernando Crocco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627U2pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Pedroso, Kennedy Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795576Z1pt_BR
dc.creatorPinto, Márcia Marazo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212830Y1pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T14:08:48Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2016-02-26T14:08:48Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/823-
dc.description.abstractThe main purpose of this Project was to study a way of approaching Adjustment of Curves, using mathematical knowledge common to High School. Precisely it proposes doing the Linear Adjustment of three types of functions, y = ax, y = x + b and y = ax + b, always basing on a physical experiment, exploring the Ordinary Least Squares and the concepts of maximum and minimum of squaring function in order to find the coefficients values a and b from the polynomial function of first degree which models better each experiment. Algebraic deductions of formulas are presented with which are determined the coefficients of the straight lines that will be used as linear model for the experiment. In addition, it was used tools from Geogebra, determining the visual relation among the obtained points, the parable and the straight line. The developed activities showed that it is possible for the high school teacher do introduce in his programmatic content the Mathematical Modelling, articulating theory and practice, working interdisciplinary and with contextualization.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desse trabalho foi estudar uma forma de abordar Ajuste de Curvas usando conhecimentos matemáticos inerentes ao Ensino Médio. Mais precisamente propõe-se fazer o Ajuste Linear para três tipos de funções, y = ax, y = x+b e y = ax+b, partindo sempre de um experimento físico, explorando o Método dos Quadrados Mínimos e as noções de máximos e mínimos de funções quadráticas para encontrar os valores dos coeficientes a e b das funções polinomiais de 1º grau que melhor modelam cada experimento. São apresentadas deduções algébricas de fórmulas com as quais determinamos os coeficientes das retas que servirão de modelo linear para o experimento. Foram usadas também as ferramentas do Programa Geogebra, estabelecendo a relação visual entre os pontos obtidos, a parábola e a reta. As atividades desenvolvidas mostraram que é possível o professor do ensino médio introduzir em seu conteúdo programático a Modelagem Matemática articulando teoria e prática, trabalhando interdisciplinarmente e com contextualização.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAjuste de Curvaspt_BR
dc.subjectAjuste Linearpt_BR
dc.subjectAdjustment of Curvespt_BR
dc.subjectLinear Adjustmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAjuste linear: uma aplicação à Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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