Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/824
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcelocunhafigueiredo.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gomes, José Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792093J2pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Luiz Fernando de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735580H9pt_BR
dc.contributor.referee2Pedroso, Kennedy Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795576Z1pt_BR
dc.creatorFigueiredo, Marcelo Cunha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4324937J9pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T14:09:07Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2016-02-26T14:09:07Z-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/824-
dc.description.abstractThis paper aims to show a teaching methodology of real numbers on the grounds of Euclidean geometry. The ruler and compass are instruments of great importance in the construction of numerical sets. Based on the geometric images of the natural numbers and operations between its elements, we will gradually building the set of integers and rational numbers. We prove the existence of numbers that are not rational and a propertie of those numbers that textbooks mostly do not address: the question of density of the sets of rational and irrational in the set of real numbers. Euclidean geometry as real numbers in support facilitates student understanding and produces dynamic operations between these numbers. We also present a possible continuation of the proposed work.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade mostrar uma metodologia de ensino dos números reais com base em fundamentos da Geometria Euclidiana. A régua e o compasso serão instrumentos de grande importância na construção dos conjuntos numéricos. Partindo das imagens geométricas dos números naturais e das operações entre seus elementos, iremos, gradativamente, construindo o conjunto dos números inteiros e dos racionais. Provaremos a existência de números que não são racionais e uma característica desses números que os livros didáticos, em sua maioria, não abordam: a questão da densidade dos conjuntos dos números racionais e irracionais no conjunto dos reais. A geometria euclidiana como suporte nos números reais facilita o entendimento do aluno e traz dinâmica nas operações entre esses números. Apresentamos também uma possibilidade de continuação da proposta de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmeros Reaispt_BR
dc.subjectGeometria Euclidianapt_BR
dc.subjectRéguapt_BR
dc.subjectCompassopt_BR
dc.subjectReal Numberspt_BR
dc.subjectEuclidean Geometrypt_BR
dc.subjectRulerpt_BR
dc.subjectCompasspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleFundamentos da geometria euclidiana para o ensino dos números reaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.