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dc.contributor.advisor1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705154Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, José Luiz Saldanha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751792H6pt_BR
dc.contributor.referee2Tagliati, José Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709003E8pt_BR
dc.creatorAnjos Filho, Plaudio Evangelista dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263615P6pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-13T10:06:43Z-
dc.date.available2018-12-07-
dc.date.available2018-12-13T10:06:43Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8265-
dc.description.abstractIn this work we seek to launch a different look at experimental activities by focusing on a perspective of teaching by investigation. Thereunto, initially we did a study on the use of Physics experiments in didactic books published in Brazil since the beginning of the 20th century. From the results of this study, we selected some experiments and tried to re-elaborate them in a perspective of investigative activity. From this perspective we understand that experimental activities must be guided by actions that involve: initial analysis of the problem to be solved; hypothesis elaboration; definition of procedures; data collect; data analysis; and drawing up the conclusion. Hereupon, we elaborated a set of four scripts of experiments on the following subjects: Simple Pendulum; Electrification; Magnetic Field and Thermal Sensation. The scripts follow a structure, that initially presents a problem situation in which students are led to hypothesize about the problem that will be investigated; then is introduced a sequence of activities that allow the student to explore the problem and test his hypotheses; and lastly, another question is presented, which again refers in the student the initial problematization in order to confront his hypotheses with the results obtained in the activities performed. These scripts were applied in two schools, one public and one private, for students in the 2nd and 3rd year of High School. From these applications we had the opportunity to observe the impact of the methodological proposal on the students' involvement with the teaching contents of Physics and on the development of skills related to the construction of scientific knowledge itself. It was also possible to rework the scripts to present them in the form of an educational product that may be appropriate by other Physics teachers who want to apply the methodology proposed here.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho buscamos lançar um olhar diferente para as atividades experimentais no ensino de Física por meio da perspectiva de ensino por investigação. Para isso, inicialmente foi feito um estudo sobre a presença de experimentos de Física em livros didáticos publicados no Brasil desde o início do século XX. A partir dos resultados desse estudo, selecionamos alguns experimentos e procuramos reelaborá-los numa perspectiva de atividade investigativa, na qual os experimentos devem ser orientados por ações que envolvem: análise inicial do problema a resolver; elaboração de hipóteses; definição dos procedimentos; coleta de dados; análise dos dados; e elaboração da conclusão. Nesse sentido, elaboramos um conjunto quatro roteiros experimentais sobre os seguintes temas: Pêndulo Simples; Eletrização; Campo Magnético e Sensação Térmica. Os roteiros seguem uma estrutura que apresenta, inicialmente, uma situação problema em que os alunos são levados a levantar hipóteses sobre o problema que será investigado; em seguida apresenta-se uma sequência de atividades que permitem ao aluno explorar o problema e testar suas hipóteses; e, por fim, é apresentada outra questão que remete novamente o aluno à problematização inicial, com o intuito de confrontar suas hipóteses com os resultados obtidos nas atividades realizadas. Esses roteiros foram aplicados em duas escolas, uma pública e outra particular, para alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio. A partir dessas aplicações tivemos a oportunidade de observar o impacto da proposta metodológica no envolvimento dos alunos com os conteúdos de ensino de Física e no desenvolvimento de habilidades relacionadas à própria construção do conhecimento científico. Também foi possível reelaborar os roteiros para apresentá-los na forma de um produto educacional que poderá ser apropriado por outros professores de Física que queiram aplicar a metodologia aqui proposta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperimentos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectDidactic experimentspt_BR
dc.subjectInquiry-based learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleRevisitando experimentos didáticos de física numa perspectiva de ensino por investigaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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