Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/829
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cleuzaeunicepereirabrumano.pdf2.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Piermatei Filho, Orestes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731468T8pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Frederico da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785626T5pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.creatorBrumano, Cleuza Eunice Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745294H6pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T14:13:22Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2016-02-26T14:13:22Z-
dc.date.issued2014-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/829-
dc.description.abstractThis paper addresses the mathematical modeling as an educational alternative through a conception that allows the educator to develop a search for the interaction from the contextualized mathematics on the students reality and that gives priority to the student knowledge construction. Thus the mathematical contents are studied starting from a topic suggested by students which provides greater interaction between them and the teacher. In this context, I aim to analyze the application of this strategy as an effective proposal to assist the teaching of the Combinatorial Analysis. The study indicates the possibility of understanding about this content taking as a basis the implications obtained in a group of four students from the second year of the high school, and methodologically, using Mathematical Modeling for that purpose. A bibliographical research was made seeking to identify how modeling can be applied to teach mathematics. The research approach adopted was qualitative and the data were collected through audio/video devices and notes. The information obtained are organized in this work as follow: at the beginning, we present the concept of model, modeling and mathematical modeling; then, we expose about the teaching of Combinatorial Analysis and finally we present the field research with the comments and conclusions.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a modelagem matemática como uma alternativa de ensino que se dá através de uma concepção que permite ao educador desenvolver uma busca pela interação proveniente da matemática contextualizada na realidade dos estudantes, e que prioriza a construção do conhecimento por parte do aluno. Dessa forma, os conteúdos matemáticos são estudados partindo-se de um tema sugerido pelos alunos, o que proporciona maior interação entre estes e o professor. Neste contexto, objetiva-se analisar a aplicação desta estratégia como uma proposta eficaz para favorecer o ensino de Análise Combinatória. O estudo aponta para a possibilidade de compreensão acerca deste conteúdo tomando-se como base as implicações obtidas em um grupo de quatro alunos da segunda série do Ensino Médio e, metodologicamente, utilizando-se da Modelagem Matemática para tal fim. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando identificar como a modelagem pode ser aplicada ao ensino da disciplina em questão. A abordagem de pesquisa adotada se caracteriza qualitativa e os dados foram coletados por meio de dispositivos de áudio/vídeo e anotações. As informações obtidas estão organizadas neste trabalho da seguinte forma: inicialmente, apresenta-se o conceito de modelo, modelagem e modelação matemática; em seguida, expõe-se sobre o ensino de Análise Combinatória e finalmente apresenta-se a pesquisa de campo com os devidos comentários e conclusões.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subjectCombinatorial Analysispt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA modelagem matemática como metodologia para o estudo de análise combinatóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.