Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8537
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camiladealmeidafranco.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira escolar: a noção de juros no ensino médio
Autor(es): Franco, Camila de Almeida
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Muniz Júnior, Ivail
Membro da banca: Piermatei Filho, Orestes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para o ensino de juros para estudantes do Ensino Médio como parte do projeto de educá-los financeiramente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que será desenvolvida uma pesquisa de campo. Os pressupostos teóricos orientadores do estudo, a leitura da produção de significados dos sujeitos de pesquisa e a produção das tarefas serão referenciadas teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos. Para as discussões sobre Educação Financeira Escolar consideraremos a proposta de Silva e Powell e a perspectiva de Bauman sobre consumismo e sociedade de consumidores. O conjunto de tarefas produzidas constituirão em um produto educacional para uso nas salas de aula de matemática do Ensino Médio.
Abstract: The presente work aims to investigate the production of a set of tasks, theoretically referenced, for the teaching of interest to high school students as part of the project to educate them financially. The research is characterized as a qualitative research approach in which a field research will be developed. The theorical guidind assumptions of the study and the reading of the production of meanings of the research subjects and the production of the tasks will be theoretically referenced by the Semantic Field Model. For the discussions on School Financial Education we will consider Silva and Powell’s proposal and Bauman’s perspective on consumerism and consumer society. The set of tasks produced will constitute an educational product for use in high school mathematics classrooms.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira escolar
Juros
Produção de significados
Ensino médio
Mathematics education
School financial education
Interest
Meaning production
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8537
Data do documento: 22-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.