Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8619
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
líliandilonferreira.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues Junior, Paulo Lourenço-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorFerreira, Lílian Dilon-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8173457Z6pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-22T10:49:02Z-
dc.date.available2019-01-21-
dc.date.available2019-01-22T10:49:02Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8619-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center of Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied focused on the analysis of the procedures of the public tenders for Professors within the ambit of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) to propose ways of perfecting the selection procedures for the position of Professor. This study includes the public tenders for Professors as much to the Higher Career as to the Basic Teaching, Technical and Technological Career (EBTT). Its relevance is due to the finding of the existence of obstacles in the course of the promoted contests, which generates the interposition of resources, which may harm the institutional image and the efficiency of the filling of the vacancies. Thus, the objective defined for this study was to describe the procedures of the public tenders held at UFJF for the selection of Professors and the problems that occurred during the process. Next, it is analyzed how the practices of selection have been carried out in different units of UFJF. For this, the methodological instruments used were the documental research, the bibliographical research and the field research. The field research was conducted through semi-structured interviews with nine UFJF Department Heads, which result diagnosed the need of well-established procedures, as well as a trained and structure team for the conduction of the public tenders. It was verified that, despite the existence of an ordinance responsible for regulating the stages of the contest and elements of each moment, there are a variety of procedural interpretations, which tends to cause a non-standardization of the process. Considering the results found in the research, an Educational Action Plan was developed which objective was the proposition of improvements in the systematic adopted in public tenders for Professors, in order to provide more efficient selective processes.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado teve foco na análise dos procedimentos dos concursos públicos para docentes no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para propor formas de aperfeiçoamento dos procedimentos de seleção para o cargo de professor. Tal estudo compreende os concursos docentes tanto para a Carreira do Magistério Superior quanto para a Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Sua relevância deve-se à constatação da existência de entraves no decurso dos certames promovidos, o que gera a interposição de recursos, podendo prejudicar a imagem institucional e a eficácia do provimento das vagas. Dessa forma, o objetivo definido para este estudo foi o de descrever os procedimentos de concursos realizados na UFJF para a seleção de docentes e os problemas ocorridos durante o processo. Em seguida, são analisadas como as práticas de seleção têm sido efetuadas em diferentes unidades da UFJF. Para tanto, os instrumentos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com nove Chefes de Departamento da UFJF, cujo resultado diagnosticou a necessidade de procedimentos bem estabelecidos, além de uma equipe treinada e estrutura para a realização dos concursos. Verificou-se que, apesar da existência de uma portaria responsável por regulamentar as etapas do concurso e elementos de cada momento, há uma variedade de interpretações procedimentais, o que tende a ocasionar uma não padronização do processo. Considerando os resultados encontrados na pesquisa, elaborou-se um Plano de Ação Educacional cujo objetivo foi a proposição de melhorias na sistemática adotada nos concursos docentes, a fim de proporcionar processos seletivos mais eficientes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectConcurso públicopt_BR
dc.subjectUniversidades federaispt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectPublic tenderpt_BR
dc.subjectFederal universitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProcedimentos para aperfeiçoamento dos concursos públicos para docentes: o caso da UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.