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Clase: Dissertação
Título : O Programa de Apoio à Qualificação da Universidade Federal de Juiz de Fora na perspectiva do modelo de gestão por competências
Autor(es): Marcelino, Inez Cristhina Assis
Orientador: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Sanábio, Marcos Tanure
Miembros Examinadores: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo geral deste trabalho é analisar o Programa de Apoio à Qualificação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proquali/UFJF) na perspectiva do modelo de gestão por competências. Assim, a questão norteadora para esta pesquisa expressa-se da seguinte forma: como o Proquali/UFJF pode ser alinhado com o modelo de gestão por competências? Para responder a tal questão foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: descrever o modelo de gestão por competências; analisar o Programa de Apoio à Qualificação da Universidade Federal de Juiz de Fora; e, por fim, propor um plano de ação educacional para auxiliar a UFJF na gestão de programas em prol do desenvolvimento de pessoal. Trata-se de pesquisa de natureza descritiva e exploratória, cujo delineamento adotado é o estudo de caso com uso da abordagem qualitativa. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram as pesquisas documental e bibliográfica, que envolveram a análise das normas e documentos que regem o Programa. Ademais, foram enviados questionários por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (E-sic) para dez Universidades Federais situadas no Estado de Minas Gerais, com o intuito de obter informações acerca da implementação da gestão por competências, bem como para obter dados de programas similares ao Proquali. Outrossim, utilizou-se como instrumento de pesquisa um grupo focal formado por servidores Técnicos-Administrativos em Educação e Docentes da UFJF que tiveram diferentes experiências com o Programa, com o fito de compreendê-lo melhor. A pesquisa revelou que a UFJF carece de uma política institucional de formação para o serviço. A implantação desta política implicará na instituição de uma Comissão intersetorial com o objetivo de diagnosticar as competências essenciais à organização articulando o desenvolvimento individual e institucional para a definição de ações de capacitação com base nas diretrizes do modelo de gestão por competências.
Resumen : The present dissertation was developed at the Professional Master’s Degree in Educational Management and Assessment (PPGP) of the Centre for Public Policies and Assessment in Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The main objetctive of this research is to analyse the Program in Support to Qualification of the Federal University of Juiz de Fora (Proquali / UFJF) from a perspective of skills management. Therefore, the guiding question for this research is: how may the selection criteria of Proquali/UFJF align with the skills management model? In order to answer such question we have established as specific goals: to describe the skills management model; to analyse the Program in Support to Qualification of the Federal University of Juiz de Fora; and, finally, to propose an educational action plan to aid UFJF in managing programs aimed at personal development. It is a descriptive and exploratory research, based on a case study, utilizing qualitative approach. The instrument chosen for data gathering were document and bibliographic research, involving an analysis of the rules and documents guiding the Program. Furthermore, a survey was conducted through the Electronic System of the Information to Citizens Service (E-sic) to ten Federal Universities located in the state of Minas Gerais, aiming to obtain information regarding the implementation of skills management, as well as obtaining data on programs similar to Proquali. Moreover, we have utilized as a research tool a focal group formed by Educational Technical-Administrative civil servants and Professors of UFJF who have had different experiences with the program, hoping to better understand it. The research has revealed that before aligning the selection criteria of Proquali to the skill management model, UFJF needs an institutional policy of in service training. The implementation of such policy will implicate in the establishment of an intersectoral Commission aimed at identifying the essential competences to the organization articulating individual and institutional development to define the training action based on the guidelines of the sills management model.
Palabras clave : Administração pública gerencial
Desenvolvimento de pessoal
Gestão por competências
Apoio à qualificação
Bolsas de estudo
Proquali
Public administration management
Personal development
Skills management
Support to qualification
Selection criteria
Scholarships
Proquali
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8628
Fecha de publicación : 26-nov-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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