https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8628
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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inezcristhinaassismarcelino.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Programa de Apoio à Qualificação da Universidade Federal de Juiz de Fora na perspectiva do modelo de gestão por competências |
Autor(es): | Marcelino, Inez Cristhina Assis |
Primeiro Orientador: | Magaldi, Carolina Alves |
Membro da banca: | Sanábio, Marcos Tanure |
Membro da banca: | Domingues Junior, Paulo Lourenço |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo geral deste trabalho é analisar o Programa de Apoio à Qualificação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proquali/UFJF) na perspectiva do modelo de gestão por competências. Assim, a questão norteadora para esta pesquisa expressa-se da seguinte forma: como o Proquali/UFJF pode ser alinhado com o modelo de gestão por competências? Para responder a tal questão foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: descrever o modelo de gestão por competências; analisar o Programa de Apoio à Qualificação da Universidade Federal de Juiz de Fora; e, por fim, propor um plano de ação educacional para auxiliar a UFJF na gestão de programas em prol do desenvolvimento de pessoal. Trata-se de pesquisa de natureza descritiva e exploratória, cujo delineamento adotado é o estudo de caso com uso da abordagem qualitativa. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram as pesquisas documental e bibliográfica, que envolveram a análise das normas e documentos que regem o Programa. Ademais, foram enviados questionários por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (E-sic) para dez Universidades Federais situadas no Estado de Minas Gerais, com o intuito de obter informações acerca da implementação da gestão por competências, bem como para obter dados de programas similares ao Proquali. Outrossim, utilizou-se como instrumento de pesquisa um grupo focal formado por servidores Técnicos-Administrativos em Educação e Docentes da UFJF que tiveram diferentes experiências com o Programa, com o fito de compreendê-lo melhor. A pesquisa revelou que a UFJF carece de uma política institucional de formação para o serviço. A implantação desta política implicará na instituição de uma Comissão intersetorial com o objetivo de diagnosticar as competências essenciais à organização articulando o desenvolvimento individual e institucional para a definição de ações de capacitação com base nas diretrizes do modelo de gestão por competências. |
Abstract: | The present dissertation was developed at the Professional Master’s Degree in Educational Management and Assessment (PPGP) of the Centre for Public Policies and Assessment in Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The main objetctive of this research is to analyse the Program in Support to Qualification of the Federal University of Juiz de Fora (Proquali / UFJF) from a perspective of skills management. Therefore, the guiding question for this research is: how may the selection criteria of Proquali/UFJF align with the skills management model? In order to answer such question we have established as specific goals: to describe the skills management model; to analyse the Program in Support to Qualification of the Federal University of Juiz de Fora; and, finally, to propose an educational action plan to aid UFJF in managing programs aimed at personal development. It is a descriptive and exploratory research, based on a case study, utilizing qualitative approach. The instrument chosen for data gathering were document and bibliographic research, involving an analysis of the rules and documents guiding the Program. Furthermore, a survey was conducted through the Electronic System of the Information to Citizens Service (E-sic) to ten Federal Universities located in the state of Minas Gerais, aiming to obtain information regarding the implementation of skills management, as well as obtaining data on programs similar to Proquali. Moreover, we have utilized as a research tool a focal group formed by Educational Technical-Administrative civil servants and Professors of UFJF who have had different experiences with the program, hoping to better understand it. The research has revealed that before aligning the selection criteria of Proquali to the skill management model, UFJF needs an institutional policy of in service training. The implementation of such policy will implicate in the establishment of an intersectoral Commission aimed at identifying the essential competences to the organization articulating individual and institutional development to define the training action based on the guidelines of the sills management model. |
Palavras-chave: | Administração pública gerencial Desenvolvimento de pessoal Gestão por competências Apoio à qualificação Bolsas de estudo Proquali Public administration management Personal development Skills management Support to qualification Selection criteria Scholarships Proquali |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8628 |
Data do documento: | 26-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
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