Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8629
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edsonjuniodossantos.pdf3.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de perspectiva a partir do olhar matemático: um estudo de caso baseado na Igreja de São Francisco em Ouro Preto
Autor(es): Santos, Edson Júnio dos
Primeiro Orientador: Barrére, Eduardo
Membro da banca: Wagner, Débora Regina
Membro da banca: Scortegagna, Liamara
Resumo: A comunidade científica tem ampliado consideravelmente pesquisas em que se discute a importância da tecnologia no ensino da matemática, algo visível em práticas inovadoras na contemporaneidade conhecidas como móbile learning. Neste sentido, a presente dissertação intitulada, Ensino de perspectiva a partir do olhar matemático, por meio de estudo de caso, se propôs pensar a relação arte e matemática. Tomando como campo de estudo, a Igreja de São Francisco em Ouro Preto, Minas Gerais, fez se um recorte conceitual, elegendo conteúdos relacionados à perspectiva focando o teto da igreja. Instigados pela beleza pensou-se em possibilidades pedagógicas que auxiliassem os estudantes para que, ao olharem para uma obra de arte, não vissem apenas pintura, mas detectassem a matemática nas formas e lessem a pintura matematicamente. Como educador matemático, desafiado pela demanda em sala de aula, propomos pensar alternativas em que se pudessem conjugar, ensino da matemática e artes, mediado pela tecnologia, visando transformar a escola em espaço prazeroso de aprendizado. Neste sentido, traçou como objetivo combinar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) visando despertar o interesse dos estudantes para as obras de arte sob o viés matemático. O intuito é problematizar o olhar conjugando com elementos da geometria plana e espacial. Como proposta do estudo, desenvolveu-se um aplicativo com a colaboração do (pesquisador, orientador e um programador) cujo objetivo foi pensar o ensino da matemática de forma prazerosa e auxiliar os professores oferecendo-lhes recursos pedagógicos que ajudem os estudantes a lerem as obras de arte sob o olhar da matemática. Como resultado, foram apresentados dois produtos pedagógicos: o aplicativo propriamente dito e as atividades de campos desenvolvidas com estudantes. Testado e avaliado o aplicativo com docentes, verificou-se quais são as contribuições e a potencialidade do aplicativo mARTEmática ao apresentar atividades de geometria em um ambiente em que a tecnologia é grande aliada que possibilita recriar possibilidades pedagógicas no ensino da matemática de forma criativa, inovadora, evitando, portanto, a fragmentação da construção do saber. A avaliação da ferramenta feita pelos professores foi fundamental para o aperfeiçoamento e conhecer as demandas deste público ao trabalhar com uma solução que envolve arte, matemática e tecnologia.
Abstract: The scientific community has considerably expanded research revolving around the importance of technology in mathematics teaching, something highly visible in today’s innovative practices known as mobile learning. Therefore, this dissertation, titled Teaching perspective from a mathematical view, by means of a case study, intends to think the relationship between art and mathematics. Taking as its object of study the São Francisco de Assis Church in Ouro Preto, Minas Gerais, a conceptual framework was created by choosing perspective-related contents which were studied while focusing on the roof of the church. Instigated by its beauty, we have considered pedagogical possibilities which can help students to develop the way they look at a work of art, so they will see beyond the paints, detecting math in the forms and reading the picture mathematically. As a mathematics educator, challenged by classroom demands, we have proposed to think alternatives that could conjugate mathematics teaching and arts, mediated by technology, aiming at transforming the school into a pleasurable space for learning. Thus, he targeted towards combining Information and Communication Technologies (ICT) aiming to awaken the sutudent’s interest to see the works orf art under the mathematical bias. The idea is to problematize the way they look, conjugating elements of plane and spatial geometry. As a study proposal, an application was developed by reseacher, supervisor, and a programmer whose aim of which was to reflect on mathematics teaching in a pleasurable way and help teachers offering them pedagogical resources that help students in order to reed the work of arts under look mathematical. As a result, we present two pedagogical products: the application itself and activities of field that were developed with students. The application was tested and evaluated by mathematics teachers, and it as possible to verify the possibility of the mARTmatica app to presente activities of geometry in environment in which the tecnology is a great ally that allows to recreate pedagogical possibilities while teaching mathematics creatively, innovatively and, therefore, avoiding fragmentation of the construction of knowledge. The evaluation of the tool made by the teachers was fundamental for improvement and to know the demands came from this public qhen they work to solve questions involving art, mathematic and tecnology.
Palavras-chave: Matemática
Tecnologia
Perspectiva
Artes
Aplicativo
Mathematics
Technology
Perspective
Arts
Application
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8629
Data do documento: 21-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.