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dc.contributor.advisor1Campos, Fernanda Claudia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791012J8pt_BR
dc.contributor.referee1David, José Maria Nazar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723308J4pt_BR
dc.contributor.referee2Werneck, Vera Maria Benjamim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782852D8pt_BR
dc.creatorMartins, Gevã Schaefer Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744022U7pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-03T13:32:32Z-
dc.date.available2016-02-25-
dc.date.available2016-03-03T13:32:32Z-
dc.date.issued2014-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/862-
dc.description.abstractThe advantages of using games for educational purposes can be considered as a consensus among teachers and students. However, serious games constitute complex and expensive to produce multimedia objects. The multidisciplinary nature of educational games requires the involvement and coordination of a specialized team. With the objective of assisting in the development of educational games is proposed the computational model BROAD-PLG. The model consists of a high-level architecture, domain modeling based on features that describe three different faces of educational games and application engineering tool that allows instantiation of a framework ready to be used in game development. The separation of concerns splits the domain of educational games into sets of features that include educational aspects of game mechanics and gamification elements. At the end of the work three different application examples are constructed demonstrating these three aspects. In reviewing the examples it can be concluded that the broad-PLG despites being in the initial stage shows great potential to be used as a tool in generating applications as reference in modeling the problem domain.pt_BR
dc.description.resumoAs vantagens da utilização de jogos com objetivos educacionais podem ser consideradas como um consenso entre professores e alunos. No entanto, jogos sérios constituem-se objetos multimídia complexos e caros de se produzir. A natureza multidisciplinar dos jogos educacionais pressupõe o envolvimento e coordenação de uma equipe especializada. Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de jogos educacionais é proposto o modelo computacional BROAD-PLG. O modelo é composto por uma arquitetura de alto nível, modelagens de domínio baseadas em características que descrevem três diferentes tipos dos jogos educacionais, e uma ferramenta de engenharia de aplicação, que permite instanciação de um arcabouço pronto para ser utilizado no desenvolvimento desses tipos de jogos. A separação de interesses divide o domínio de jogos educacionais em conjuntos de características que englobam aspectos educacionais, mecânica de jogos e elementos de gamificação. Ao final do trabalho são construídos três exemplos distintos de aplicações demonstrando esses três aspectos. Avaliando-se os exemplos pode-se concluir que o BROAD-PLG, apesar de estar na versão inicial, demonstra grande potencial para ser utilizado como uma ferramenta tanto na forma de geração de aplicações, quanto como referência na modelagem de domínio do problema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogos Educacionaispt_BR
dc.subjectJogos Sériospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectModelagem de domíniopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLPSpt_BR
dc.subjectLinha de Produtos de Softwarept_BR
dc.subjectMetadadospt_BR
dc.subjectBROADpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.subjectSerious gamespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDomain modelingpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectSPLpt_BR
dc.subjectSoftware Products Linept_BR
dc.subjectMetadatapt_BR
dc.subjectBROADpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleBROAD-PLG: modelo computacional para construção de jogos educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PROQUALI - Dissertações



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