Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8630
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamaralamasmuller.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira e educação estatística: inflação como tema de ensino e aprendizagem
Autor(es): Müller, Tamara Lamas
Primeiro Orientador: Bastos, Ronaldo Rocha
Membro da banca: Silva, Amaríldo Melchiades da
Membro da banca: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção de significado de alunos do Ensino Médio a respeito do conceito de inflação e suas interpretações na resolução de tarefas envolvendo o pensamento estatístico aplicado a dados reais. Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. O tema abordado na pesquisa para contextualizar as atividades de ensino e aprendizado é a inflação de preços, tendo como intuito ampliar ideias de Educação Financeira por meio do pensamento estatístico. Foram trabalhadas cinco tarefas envolvendo esta temática com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, para que eles se posicionassem criticamente diante de questões que fazem parte do contexto da sociedade na qual estão inseridos. Após as análises feitas das produções de significados dos alunos, constatou-se que o tema é relevante para se discutir com alunos do Ensino Médio, eles se mostraram motivados a discutir o tema e afirmaram que a Educação Financeira deveria ser trabalhada em sala de aula. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e adota como base teórica e metodológica o Modelo dos Campos Semânticos e aspectos teóricos da Educação Estatística O conjunto de tarefas utilizadas na pesquisa de campo fazem parte do Produto Educacional, direcionado para professores de Ensino Médio.
Abstract: The present work aims to analyze the meanings production of high school students regarding the concept of inflation and their interpretations in the resolution of tasks involving statistical thinking applied to real data about inflation. This research was developed in the Postgraduate Program in Mathematical Education of the Federal University of Juiz de Fora. The topic addressed in the research to contextualize teaching and learning activities is price inflation, aiming to broaden ideas of Financial Education through statistical thinking. This subject exists in the daily life of the population as represented by secondary school students from a state school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, so that they could position themselves critically on issues that are part of the context of society in the which they are inserted. The research is characterized as qualitative and adopts as theoretical basis the Semantic Fields Model and theoretical aspects of Statistical Education. The set of tasks used in the field research are part of the Educational Product, which is directed so that high school teachers can use it in the classroom.
Palavras-chave: Educação matemática
Inflação
Educação financeira escolar
Educação estatística
Mathematics education
Inflation
School financial education
Statistical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8630
Data do documento: 1-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.