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Clase: Dissertação
Título : A infância representada em tiras de jornal: uma leitura de Peanuts, de Charles Schulz, e Calvin e Haroldo, de Bill Watterson
Autor(es): Duarte, Renan Silva
Orientador: Silva, Anderson Pires da
Miembros Examinadores: Magaldi , Carolina Alves
Miembros Examinadores: Ramos, Paulo Eduardo
Resumo: Esta pesquisa propõe uma investigação sobre a representação da infância em tiras protagonizadas por crianças, focando-se nas obras Peanuts, de Charles Schulz, e Calvin e Haroldo, de Bill Watterson. Para tanto, buscamos compreender que sentidos a presença da criança como personagem pode assumir em uma tira de jornal, especificamente dentro das chamadas kid strips. O trabalho parte das definições propostas por Ramos (2010) e Marschall (1989) sobre o formato tira, para então estabelecer reflexões sobre a relação entre a criança e os quadrinhos, a fim de compreender de que forma o universo infantil acabou se associando a esta mídia. Contribuíram para isso autores como Eco (1970), García (2012) e Oliveira e Palo (1986). Para a análise das obras em questão, buscou-se identificar a permanência de uma forma como a infância é representada nos quadrinhos, suas influências e ressonâncias em Peanuts e Calvin e Haroldo. Além disso, realizou-se uma leitura comparativa entre as duas obras, observando as formas de representar a infância em cada uma delas, suas especificidades e inovações em questão de temática e composição de tiras. Para isso, utilizamos como referências os autores Harvey (1994, 1998), Marschall (1989), Paz (2012) e Benjamin (1994).
Resumen : This thesis aims to investigate the representation of childhood in comic strips that have children as protagonists, focusing on the close reading of Peanuts, written by Charles Schulz, and Calvin and Hobbes, created by Bill Watterson. In this regard, we sought to apprehend the implied meanings of the presence of a kid as the main character of a newspaper comic strip, specifically in the kid strips. Our research has as theoretical premises the notions articulated by Ramos (2010) and Marschall (1989) concerning the format of the comic strip. Having these concepts as starting points, we established conjectures about the relation between children and comic strips, uncovering how the childish world has been progressively associated with the aforementioned medium. In order to construct these formulations, we used the contributions of authors such as Eco (1970), García (2012) and Oliveira and Palo (1986). In the analysis of Peanuts and Calvin and Hobbes, we sought to identify the permanence of childhood as a form, studying the influences and resonances that permeate both works. Also, we performed a comparative reading between these two kid strips, observing the ways in which childhood is represented in each one and how they distinctively innovate the thematic and the compositional aspects of comic strips. Thus, we utilized as crucial references selected works of Harvey (1994,1998), Marschall (1989), Paz (2012) and Benjamin (1994).
Palabras clave : Charles Schulz
Bill Watterson
Tiras
Iiteratura
Infância
Charles Schulz
Bill Watterson
Comic strips
Literature
Childhood
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8635
Fecha de publicación : 9-oct-2018
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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