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dc.contributor.advisor1Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi , Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Paulo Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorDuarte, Renan Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-22T12:36:43Z-
dc.date.available2019-01-15-
dc.date.available2019-01-22T12:36:43Z-
dc.date.issued2018-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8635-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the representation of childhood in comic strips that have children as protagonists, focusing on the close reading of Peanuts, written by Charles Schulz, and Calvin and Hobbes, created by Bill Watterson. In this regard, we sought to apprehend the implied meanings of the presence of a kid as the main character of a newspaper comic strip, specifically in the kid strips. Our research has as theoretical premises the notions articulated by Ramos (2010) and Marschall (1989) concerning the format of the comic strip. Having these concepts as starting points, we established conjectures about the relation between children and comic strips, uncovering how the childish world has been progressively associated with the aforementioned medium. In order to construct these formulations, we used the contributions of authors such as Eco (1970), García (2012) and Oliveira and Palo (1986). In the analysis of Peanuts and Calvin and Hobbes, we sought to identify the permanence of childhood as a form, studying the influences and resonances that permeate both works. Also, we performed a comparative reading between these two kid strips, observing the ways in which childhood is represented in each one and how they distinctively innovate the thematic and the compositional aspects of comic strips. Thus, we utilized as crucial references selected works of Harvey (1994,1998), Marschall (1989), Paz (2012) and Benjamin (1994).pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe uma investigação sobre a representação da infância em tiras protagonizadas por crianças, focando-se nas obras Peanuts, de Charles Schulz, e Calvin e Haroldo, de Bill Watterson. Para tanto, buscamos compreender que sentidos a presença da criança como personagem pode assumir em uma tira de jornal, especificamente dentro das chamadas kid strips. O trabalho parte das definições propostas por Ramos (2010) e Marschall (1989) sobre o formato tira, para então estabelecer reflexões sobre a relação entre a criança e os quadrinhos, a fim de compreender de que forma o universo infantil acabou se associando a esta mídia. Contribuíram para isso autores como Eco (1970), García (2012) e Oliveira e Palo (1986). Para a análise das obras em questão, buscou-se identificar a permanência de uma forma como a infância é representada nos quadrinhos, suas influências e ressonâncias em Peanuts e Calvin e Haroldo. Além disso, realizou-se uma leitura comparativa entre as duas obras, observando as formas de representar a infância em cada uma delas, suas especificidades e inovações em questão de temática e composição de tiras. Para isso, utilizamos como referências os autores Harvey (1994, 1998), Marschall (1989), Paz (2012) e Benjamin (1994).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCharles Schulzpt_BR
dc.subjectBill Wattersonpt_BR
dc.subjectTiraspt_BR
dc.subjectIiteraturapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCharles Schulzpt_BR
dc.subjectBill Wattersonpt_BR
dc.subjectComic stripspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA infância representada em tiras de jornal: uma leitura de Peanuts, de Charles Schulz, e Calvin e Haroldo, de Bill Wattersonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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