https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/889
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dararaqueldefreitasfolly.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Características da interação professor-aluno em aulas de arte no projeto Café com Pão Arte Confusão, de Cataguases: uma análise linguística com foco na interação face a face |
Autor(es): | Folly, Dara Raquel de Freitas |
Primeiro Orientador: | Weiss, Denise Barros |
Membro da banca: | Sant'Anna, Vera Lucia de Albuquerque |
Membro da banca: | Manfili Fioravante, Keylla Cristiani |
Resumo: | Este trabalho é um estudo de caso que se alinha com as pesquisas da Sociolinguística Interacional e analisa a interação professor-aluno como reveladora dos movimentos de aproximação e afastamento no contexto institucionalizado da escola. Postulando que haja uma ligação direta entre a interação professor-aluno e a aprendizagem, fez-se uma microanálise de duas aulas filmadas num projeto de arte procurando responder às seguintes questões: como se caracteriza a interação professor-aluno em uma aula de arte no Projeto Café com Pão Arte conFusão, em termos dos alinhamentos dos participantes e dos enquadres evocados nessa situação, e que elementos linguístico-discursivos e contextuais são relevantes nessa interação? Foram analisados os papeis sociais, as relações de poder e as ações comunicativas do professor que encontram resposta favorável no aluno e aquelas que criam barreiras à interação. Concluiu-se que, no contexto específico das aulas gravadas, a relação entre a interação professor-aluno e a aprendizagem pode existir, mas não é a principal responsável pelos resultados alcançados no Projeto. A professora, em seu papel específico, não se revelou diferente dos padrões típicos como se esperava; mas sua atuação como dramaturga constroi eficazmente a interação com os alunos e torna sugestiva a conjugação entre o ensino de língua e a arte. |
Abstract: | This work is a case study which relates to Interactional Sociolinguistics researches and analyzes the teacher-student interaction as revealing the movement towards and away from the institutionalized context of the school. Postulating that there is a direct link between teacher-student interaction and learning, a micro-analysis of two lectures recorded on a art project was made in order to answer the following questions: how to characterize the teacher-student interaction in an art class at projeto Café com Pão Arte conFusão, in terms of alignments of participants and framings evoked on this situation, and which linguistic-discursive and contextual elements are relevant in this interaction? We analyzed the social roles, power relations and communicative actions of the teacher are favorable response on the student and those that create barriers to interaction. It was concluded that, in the specific context of recorded classes , the relationship between teacher-student interaction and learning can exist, but it is not the main responsible for the results achieved in this project. The teacher, on herspecific role did not revealed different from the typical patterns as it was expected, but her acting as a playwright makes effectively the interaction with the students and renders suggestive the conjugation between the teaching of language and art. |
Palavras-chave: | Interação Professor-aluno Aula de arte Enquadres e alinhamentos Papeis sociais Proteção de face Contexto Teacher-student interaction Art class Framings and alignments Social roles Face protection Context |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/889 |
Data do documento: | 7-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Linguística (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.