Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9032
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gramsci e a educação.pdf85.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagrone, Eduardo-
dc.date.accessioned2019-02-15T10:39:45Z-
dc.date.available2019-02-14-
dc.date.available2019-02-15T10:39:45Z-
dc.date.issued2006-09-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue70pt_BR
dc.citation.spage353pt_BR
dc.citation.epage372pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300005pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9032-
dc.description.abstractThis paper presents Gramsci's conceptions of civil society and political society in order to warn against the danger of assuming an antithetic vision of the relationship between the State and the civil society in the current cultural policy in Brazil. It then critically examines notions of school autonomy based on conceptions of a civil society able to reproduce itself independently of institutionalized political struggles. Finally, inspired by the Gramscian idea of enlarged State, it points out some ways of analyzing community participation in school administration.pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofCadernos CEDESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramscipt_BR
dc.subjectSociedade civilpt_BR
dc.subjectSociedade políticapt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectGramscipt_BR
dc.subjectCivil societypt_BR
dc.subjectPolitical societypt_BR
dc.subjectSchool autonomypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleGramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecidapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.