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dc.contributor.advisor1Barone, Paulo Monteiro Vieira Braga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Thales Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorAbreu, Alan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2019-02-20T14:32:14Z-
dc.date.available2019-02-18-
dc.date.available2019-02-20T14:32:14Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9077-
dc.description.abstractThis dissertation was developed under the Postgraduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP), of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case analyzed the main factors that contribute to the reduced number of students graduated from the daytime Physics course offered by the Institute of Exact Sciences (ICE) of the UFJF, which includes the modalities of bachelor and teaching certificate in Physics. The objectives defined for this study were, among others: (i) to describe the problem of students retention and evasion in the UFJF daytime Physics course, (ii) to analyze the main causes of these phenomena in this specific exact sciences course and (iii) present an Educational Action Plan, aiming to reduce this problem of educational management present in the UFJF. This issue is relevant, considering that cases of academic failure cause several undesirable events for an educational institution. In this sense, the failure to fill all the places offered, the high rate of student retention and dropout, and a limited number of students graduated leads to social and economic damage to the Institution and to the public power. We used, as methodology, the documentary research and theoretical framework on the subject, as well as interviews with some members of the academic staff of the institution and the application of questionnaires to the students of the daytime Physics course. The main findings of the research point to the existence of a variety of factors that contribute to the student retention and dropout, for which some intervention actions were proposed, aimed at improving the educational service offered by the UFJF and the increase in the number of graduates by the daytime Physics course.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisou os principais fatores que contribuem para o reduzido número de alunos graduados pelo curso de Física diurno oferecido pelo Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, que inclui as modalidades de bacharelado e licenciatura em Física. Os objetivos definidos para este estudo foram, entre outros, (i) descrever o problema da retenção e da evasão dos alunos do curso de Física diurno da UFJF, (ii) analisar as principais causas destes fenômenos neste específico curso da área das ciências exatas e (iii) apresentar um Plano de Ação Educacional, objetivando amenizar este problema de gestão educacional presente na UFJF. Este tema mostra-se relevante, considerando que os casos de insucesso acadêmico provocam vários eventos indesejados para uma instituição educacional. Neste sentido, o não preenchimento de todas as vagas ofertadas, o elevado índice de retenção e evasão estudantil, além de um limitado número de alunos graduados, acarreta em prejuízo social e econômico para a Instituição e para o poder público. Utilizamos, como metodologia, a pesquisa documental e referencial teórico sobre o tema, bem como entrevistas com professores da instituição e aplicação de questionário aos alunos do curso de Física diurno. Os principais achados da pesquisa apontaram a existência de variados fatores que contribuem para a retenção e para a evasão de alunos, para os quais foram propostas algumas ações de intervenção, que objetivam a melhoria do serviço educacional oferecido pela UFJF e a majoração no número de graduados pelo curso de Física diurno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUFJFpt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectRetenção e evasão de alunospt_BR
dc.subjectUFJFpt_BR
dc.subjectUndergraduate coursept_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectStudents retention and evasionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstudo sobre a retenção e a evasão de alunos do curso de graduação em Física diurno da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PROQUALI - Dissertações



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