https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9188| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação.pdf | 595.47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Artigo de Periódico |
| Título : | Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015) |
| Otros títulos : | Teacher education and ethnic/racial content in ANPED’S journal Revista Brasileira de Educação from 1995 through 2015 |
| Autor(es): | Almeida, Neil Franco Pereira de Amâncio, Márcia Helena Santos, Sérgio Pereira dos Sales, Leydiane Vitória |
| Resumo: | Nosso objetivo é analisar o enfoque dos estudos sobre raça, etnia e formação docente na Revista Brasileira de Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 1995 a 2015. Sob a correlação de fontes bibliográficas e documentais, a abordagem qualitativa consiste no trajeto preponderante da pesquisa. A predominância da questão de raça foi evidente nas análises, seguida da temática etnia. A correlação entre raça, etnia e outras configurações sociais que caracterizam processos de exclusão também compuseram a mostra. Outro aspecto destacado foi de que a criação do Grupo de Estudo 21 e do Grupo de Trabalho 21 da referida associação e a homologação das leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 parecem influenciar diretamente na ampliação de publicações sobre a questão étnico-racial na Revista Brasileira de Educação. |
| Resumen : | El objetivo fue analizar el enfoque de los estudios sobre raza, etnia y formación docente en la Revista Brasileira de Educação de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, de 1995 a 2015. Bajo la correlación de fuentes bibliográficas y documentales, el abordaje cualitativo consiste en el trayecto predominante. La predominancia de la cuestión de raza fue evidente en los análisis, seguida de la temática etnia. La correlación entre raza, etnia y otras configuraciones sociales que caracterizan procesos de exclusión también compusieron la muestra. Otro aspecto destacado fue de que la creación del Grupo de Estudio 21 y del Grupo de Trabajo 21 de dicha asociación y la homologación de las leyes n. 10.639/2003 y n. 11.645/2008, parecen influenciar directamente en la ampliación de publicaciones sobre la cuestión étnico-racial en la Revista Brasileira de Educação. |
| Palabras clave : | Estado da arte Raça Etnia Educação Revista Brasileira de Educação Estado del arte Raza Etnia Educación Revista Brasileira de Educação |
| CNPq: | - |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | - |
| Sigla de la Instituición: | - |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230033 |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9188 |
| Fecha de publicación : | jun-2018 |
| Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
