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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Sonia Bittencourt-
dc.creatorJorge, Thais Maia-
dc.creatorVieira, Sarah Munck-
dc.creatorSiqueira, Izadora da Costa-
dc.creatorLage, Ludmila Meireles-
dc.date.accessioned2019-03-01T16:02:50Z-
dc.date.available2019-03-01-
dc.date.available2019-03-01T16:02:50Z-
dc.date.issued2008-
dc.citation.issueXIVpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9295-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de categorização utilizadas para a construção da identidade situada de consumidor -reclamante. A contribuição da Análise da Conversa, de base etnometodológica, ao estudo da identidade remonta aos primeiros trabalhos de Sacks(1992), sobre a importância fundamental do uso que se faz dos mecanismos de categorização na linguagem (cf. a expressão cunhada pelo autor“membership categorization devices”), sendo a categoria “identidade” um tipo particular de categorização. Agrupar as pessoas em categorias A, B, C,etc., coloca em cena uma gama de características e atributos associados aos rótulos atribuídos a tais categorias. Por outro lado, as pessoas podemser membros de uma infinidade de categorias, que serão atualizadas, no discurso, via rótulo categórico ou características/atributos associados. Ocorpus analisado corresponde a audiências de conciliação realizadas no PROCON de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram gravados emáudio e transcritos de acordo com as convenções da Análise da Conversa Etnometodológica (SSJ.1974). Focalizamos, neste estudo, as estratégiasde categorização envolvidas na construção da identidade de consumidor pelos participantes das audiências de conciliação no PROCON, examinandoas diversas identidades discursivas que o reclamante torna relevante no curso da interação, através de atividades seqüencialmente organizadas edas estratégias de categorização utilizadas por ele e pelas outras partes, mostrando como esses recursos estão relacionados à construção deidentidades discursivas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleA construção da identidade de consumidor no PROCONpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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