https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9330
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucasestevesdore.pdf | 16.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Clareto, Sônia Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Filipe Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232943J6 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Leite, Marcos Vinícius | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707919P9 | pt_BR |
dc.creator | Dore, Lucas Esteves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T13:21:20Z | - |
dc.date.available | 2019-03-11 | - |
dc.date.available | 2019-03-27T13:21:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9330 | - |
dc.description.abstract | This study deals with movements and pauses in a school, in a classroom, in research, in mathematical education. The question that emerges from this occupation regards to learning in a mathematics classroom. For this investigation, the class is taken as a writing unit. Mathematics is taken as an event in the classroom, which is understood as a collective of forces and, thus, we seek to drive the attention to the procedures, to the flow. In this scenario, canon curriculum, hegemonic mathematics, methodologies for teaching mathematics are problematized. A racist sentence printed on a wall in a public school brings that wall into the study. It is looked upon from three perspectives: the wall has spatiality. It limits the space belonging to the school. The wall has functionality. It prevents people from coming in or out. The wall has a possibility for occupation. Occupied with the wall, the study takes erasing, cracking and collage as writing methodologies. Erasing a classic mathematical education text with correction tape is writing with the original text. With a typewriter, writing a new text over the erasing. Cracking mathematics classes reports pulling strings in the jumble of a classroom and producing collage in official texts. Sliding learning, sliding mathematics in the classroom. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa se ocupa com os movimentos e pausas em uma escola, em uma sala de aula, em uma pesquisa, em uma educação matemática. A questão que brota dessa ocupação diz respeito à aprendizagem em uma sala de aula de matemática. Para essa investigação, a aula é adotada como unidade de escrita. Matemática é tomada como acontecimento na sala de aula, que é entendida como um coletivo de forças e, assim, busca-se uma atenção à processualidade, ao fluxo. Nesse enredo, currículo canônico, matemática hegemônica, metodologias de ensino de matemática são problematizados. Uma frase racista pichada em uma escola pública traz para a pesquisa o muro. Este é trazido em três perspectivas: o muro tem uma espacialidade. Ele delimita o espaço pertencente à escola. O muro tem uma funcionalidade. Impede que entrem e que saiam. O muro tem uma possibilidade de ocupação. Ocupada com o muro, a pesquisa coloca o apagamento, a rachadura e a colagem como metodologias de escrita. Apagar um texto clássico da educação matemática com corretivo de fita é escrever com o texto original. Com máquina de escrever, escrever um novo texto por cima do apagamento. Rachar relatos de aulas de matemática puxando linhas no emaranhado de uma sala de aula e produzir colagem em textos oficiais. Aprendizagem deslizante, deslizando uma matemática na sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematical Education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | que diz o muro da escola? Aprendizagens e deslizamentos e matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.