https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9339
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
karinahernandesneves.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Desigualdade de oportunidades no Brasil: fatores associados ao desempenho |
Autor(es): | Neves, Karina Hernandes |
Primeiro Orientador: | Tavares Júnior, Fernando |
Membro da banca: | Alves, Daniela Alves de |
Membro da banca: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
Membro da banca: | Fernandes, Rogério Ribeiro |
Resumo: | Este trabalho objetivou primordialmente identificar casos de sucesso e fatores que relacionam-se a produção, reprodução e atenuação da desigualdade de oportunidades educacionais. Para tal, investigou escolas que, a despeito de atenderem alunos em situação de fragilidade social, apresentam bom desempenho, buscando conhecer elementos que pudessem colaborar para o alcance do sucesso, tais como coesão social, liderança, peer effect, entre outros. Após o levantamento bibliográfico e seleção preliminar dos casos, passou-se à fase de campo, com pesquisa em três escolas mineiras e duas do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas com diversos atores sociais das escolas: diretores, professores, discentes e funcionários. Concluiu-se que alguns fatores podem se efetivamente contributivos dos bons resultados como a apropriação de resultados, a não-segregação, a coesão em torno dos objetivos educacionais e a identidade institucional. O peer effect mostrou-se mais evidente em algumas escolas do que em outras, mesmo estando presente em todas. A análise da liderança não permitiu afirmar categoricamente que ela possa ser decisiva nas realizações educacionais de todas as escolas pesquisadas. |
Abstract: | This work was designed with the objective of identifying success cases and factors that are related to the production, reproduction and educational inequality of opportunities mitigation. In order to do this, it has investigated schools that, in spite of assisting students in social fragile situations, they present good performance, seeking to know elements which could collaborate in reaching success, such as social cohesion, leadership, “peer effect”, among others. Upon bibliographical survey and preliminary selection of cases, it has proceeded into field phase with research in three schools in Minas Gerais and two in the state of Rio de Janeiro. Interviews with several school social actors were carried out: directors, teachers, students and employees. It can be concluded that some factors can be effectively contributory results as the appropriation of the results, the non-segregation, the cohesion around educational objectives and the institucional identity. The peer effect has been shown more evident in some schools than in others, even being present in all of them. The analysis of leadership could not assert categorically that it is able to be decisive in educational achievements of all surveyed schools. |
Palavras-chave: | Sucesso escolar Oportunidades educacionais Educação brasileira Educational success Inequality of opportunities Brazilian education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9339 |
Data do documento: | 18-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Sociais (Teses) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.