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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Formação e atuação em saúde do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica em um município polo de Minas Gerais
Autor(es): Benvindo, Vinícius Vieira
Orientador: Almeida, Nizia Araújo Vieira
Miembros Examinadores: Cardoso, Pollyanna Costa
Miembros Examinadores: Nunes, Lélia Cápua
Resumo: Este estudo pautou-se em caracterizar o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), do munícipio de Governador Valadares - Minas Gerais, por meio do perfil dos profissionais integrantes do programa, aspectos da formação e da atuação. Buscou ainda investigar o conhecimento desses profissionais sobre o programa e suas diretrizes, bem como a realização do planejamento em saúde dos territórios de saúde de cada equipe do NASF-AB. Tratando-se de um estudo descritivo, a partir da aplicação de um questionário estruturado aos 34 profissionais do NASF-AB do munícipio. O questionário foi preenchido por 82,9% dos integrantes do programa. Predominavam profissionais do sexo feminino (88,2%) e casados (44,1%), com média de idade de 37,9 anos (DP ±8,9). O ingresso no programa se deu pela análise de currículo (47,1%), seguido de entrevista (33,4%), por indicação e transferência igualmente (22,2%). A maioria graduou-se em universidades/faculdades privadas (94,1%), com média de 9 anos de conclusão da graduação. Informaram que, durante a graduação, não possuíram nenhuma experiência em Saúde Pública (50%), além do estágio curricular obrigatório. Verificou- se também, que o mesmo percentual não teve experiência profissional em Saúde Pública prévia ao ingresso no programa. Os profissionais entrevistados referiram em sua maioria as diretrizes relacionadas à Promoção a Saúde (82,4%) e Interdisciplinaridade (73,5%) e as menos citadas foram a Educação Permanente em Saúde (14,7%) e Participação Social (17,6%); indicaram possuírem uma boa integração com as equipes da Estratégia de Saúde da Família. Em relação ao planejamento em saúde em cada território foi identificada reduzida utilização de instrumentos (53%) para o planejamento e incipiente participação popular nas decisões de saúde e planejamento para o território. Os achados desse estudo apontam para a necessidade de uma melhor formação em saúde dos profissionais pelas instituições de Ensino Superior para atuação no programa, bem como uma maior atenção dos gestores às competências requeridas aos profissionais para integrarem as equipes, além da imposição de maior investimento nas ações de Educação Permanente.
Resumen : This study was based on the characterization of the Expanded Nucleus of Family Health and Basic Attention (ENFH-BA), of the Municipality of Governador Valadares - Minas Gerais, by outlining the profile of the professionals who are part of the program, aspects of training and performance. It was also sought to establish the knowledge of these professionals about the program and its guidelines, as well as the health planning of each ENFH-BA health territory team. It is a descriptive study, based on the application of a structured questionnaire to the 34 ENFH-AB professionals from the municipality. The questionnaire was filled by 82.9% of the program's members. Prevalence of female professionals (88.2%) and married (44.1%), with a mean age of 37.9 years (SD ± 8.9). The enrollment in the program was based on curriculum analysis (47.1%), followed by interview (33.4%), by indication and transfer equally (22.2%). Most graduated from private universities / colleges (94.1%), with an average of 9 years of graduation. They reported that during graduation, they did not have any experience in Public Health (50%), besides the compulsory curricular traineeship. It was also verified that the same percentage did not have professional experience in Public Health prior to joining the program. The professionals interviewed mostly referred to the Directives related to Health Promotion (82.4%) and Interdisciplinarity (73.5%) and the less cited were Permanent Health Education (14.7%) and Social Participation (17, 6%); indicated that they have a good integration with the Family Health Strategy teams. Regarding health planning in each territory, there was a reduced use of instruments (53%) for planning and incipient popular participation in health decisions and planning for the territory. The findings of this study point to the need for a better health education of professionals by higher education institutions to work in the program, as well as greater attention of managers to the skills required of professionals to integrate the teams, besides the imposition of greater investment in actions of Permanent Education.
Palabras clave : Atenção básica
Saúde da família
Saúde pública
Educação profissional em saúde pública
Primary health care
Family health
Public health
Professional education in public health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9546
Fecha de publicación : 26-nov-2018
Aparece en las colecciones: Nutrição - Campus GV



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