https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9691
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Historias no presente - sujeitos, vozes e memórias em um currículo em construção.pdf | 55.86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Sonia Regina | - |
dc.creator | Almeida, Rita de Cassia Mesquita de | - |
dc.creator | Almeida, Fabiana Rodrigues de | - |
dc.creator | Gerheim, Ana Carolina Moreira | - |
dc.creator | Mendonça, Tainá dos Santos Alhadas de | - |
dc.creator | Silva, Paulo Ricardo da | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T18:36:07Z | - |
dc.date.available | 2019-03-15 | - |
dc.date.available | 2019-04-10T18:36:07Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.citation.issue | XIV | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9691 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa atual é conseqüência daquelas desenvolvidas ao longo dos anos de 2005 e 2006, e elucida o potencial de desenvolvimento do Grupo de Pesquisa Memória, História ensinada e Saberes escolares na medida em que ensejou não só financiamento específico do Edital Universal da Fapemig, como também se situou como base para o desenvolvimento de projetos de Mestrado no âmbito do PPGE. O foco da pesquisa em curso recai sobre uma escola municipal da periferia urbana de Juiz de Fora que, há cerca de cinco anos, iniciou um denso processo de reformulação curricular, através da criação de uma área denominada “Estudos Antropológicos”. Observando de modo indiciário e investigativo seu cotidiano escolar, o tema da identidade étnico-racial e as formas de preconceito velado das relações cotidianas fizeram com que a escola começasse a desenvolverdesenvolver diversos trabalhos artísticos, culturais, musicais e artesanais, tudo permeado pelo eixo estruturante das relações África-Brasil. Esse movimento acarretou uma importante mudança paradigmática quanto a uma determinada tradição pedagógica que, sem dúvida, altera a natureza dos componentes dos saberes docentes. Pretende-se, com essa investigação de caráter longitudinal, acompanhar as vozes dos sujeitos envolvidos nesse fazer cotidiano, tentando entender os reflexos dessa mudança curricular no modo de ensinar dos professores e como os sujeitos (tanto professores quanto alunos) compreendem essa renovação e a partir daí constroem o conhecimento histórico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | - | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Historias no presente - sujeitos, vozes e memórias em um currículo em construção | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Seminário de Iniciação Científica |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.