Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9731
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Espaço escolar.pdf55.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Evento
Título : Espaço escolar: a escola como espaço de formação do professor de matemática
Autor(es): Clareto, Sonia Maria
Carvalho, Bruna Dias de
Fernandes, Filipe Santos
Gomes, Giovani Cammarota
Resumo: Resumo: Pretende-se investigar, neste trabalho, a formação do professor que ensina matemática a partir da idéia nietzschiana tornar-se o que se é. Para tal, as discussões da pesquisa tomam dois movimentos: em um explode-se a noção do sujeito racionalmente constituído, como idealizado pela modernidade, para tomá-lo como devir, processualidade, pura inventividade de si; no outro toma-se a escola como um espaço de construção dessas processualidades, que não pretende conduzir um indivíduo a “conhecer-se a si mesmo”, pois não existe um eu a ser descoberto, mas sim processos de subjetivação. A idéia de formação toma outros olhares: um constituir-se sem caminhos prévios, a identidade do professor em devir, ou seja, a formação como a Bildung de Nietzsche. A investigação desenvolve-se em uma escola pública da rede municipal de Juiz de Fora – MG, numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico, focando a escola como espaço de produção de subjetividade do professor que ensina matemática.
Resumen : -
Palabras clave : Educação matemática
Formação do professor
Processos de subjetivação
Bildung
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9731
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Seminário de Iniciação Científica



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.