https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/989
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
taisepereiraliocadio.pdf | 3.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Soares, Tufi Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Eduardo Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760276P3 | pt_BR |
dc.creator | Liocádio, Taíse Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-24T02:15:45Z | - |
dc.date.available | 2016-03-21 | - |
dc.date.available | 2016-04-24T02:15:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/989 | - |
dc.description.abstract | The following research proposes a pedagogical interpretation of proficiency scale for the area of Human Sciences and its Technologies of the High School National Exam - ENEM, using the Bookmark method. The National Exams like ENEM must serve as an additional teaching improvement tool for the educa-tional process, being incorporated in its quantitative aspects by the managers, instructors, attendants, parents and students. It is necessary to give meaning for the Exam’s statistical and psychometrical results, since these results some-times becomes indecipherable to the people interested in the Exam. Therefore, the Bookmark method was used to analyze the Human Sciences and its Tech-nologies items applied in the ENEMs of 2009 to 2011, resulting in the definition and description of four proficiency levels: Elementary; Basic; Proficient and Ad-vanced. Such analysis aims to support the future pedagogical discussions about the cut points currently set in the ENEM for the college’s certification and selection purposes. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe a interpretação pedagógica da escala de proficiência da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir do método Bookmark. Avalia-ções nacionais como o Enem devem servir como mais um instrumento de melhoria do ensino no processo educacional, sendo incorporado por gestores, docentes, participantes, pais e alunos em seus por aspectos quantitativos. É preciso dar significado aos resultados estatísticos e psi-cometricos desse Exame, já que muitas vezes tornam-se indecifráveis aos interessados no Enem. Para isso foram analisados com o método Bookmark os itens de Ciências Humanas e suas tecnologias aplicados no Enem de 2009 a 2011, resultando na definição e descrição de quatro níveis de proficiência: Elementar; Básico; Proficiente e Avançado. Tal análise visa dar suporte às futuras discussões pedagógicas sobre os pontos de corte atualmente definidos no Enem para fins de certiticação e seleção para o ensino superior. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Enem | pt_BR |
dc.subject | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject | Escala de proficiência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Interpretação pedagógica - escala de proficiência da área de ciências humanas e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – Método Bookmark | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.