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Tipo: Dissertação
Título: Acessibilidade no ensino superior: o caso da UFJF
Autor(es): Alencar, Paula Maciel Mourão de
Primeiro Orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Guimarães, Maria Aparecida Baêta
Membro da banca: Teixeira, Julio Cesar
Resumo: O presente trabalho analisa a política de inclusão no ensino superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com enfoque na inclusão de pessoas com deficiência na instituição. A UFJF conta com uma Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (CAEFI), que tem como proposta promover condições de acesso e permanência aos portadores de deficiência na instituição. Além disso, o CAEFI presta assessoria aos cursos de graduação e pós-graduação para que se adequem às exigências legais que regem as condições de acessibilidade destes alunos. A legislação determina que os cursos de formação de professores preparem os profissionais para atenderem aos alunos com necessidades educacionais especiais. Além destes, os servidores com deficiência também serão foco deste estudo. O objetivo principal desta dissertação é avaliar a acessibilidade física e pedagógica na UFJF, assim como propor melhorias nas condições de acessibilidade na instituição. Entre os objetivos específicos, o presente trabalho almeja discutir se as ações do CAEFI são eficientes e atendem às necessidades da instituição e de seus alunos e servidores com deficiência, e também as ações pedagógicas no órgão que visem a permitir a permanência dos estudantes portadores de necessidades especiais. Além destes, esta dissertação tem como objetivo analisar a acessibilidade aos servidores com deficiência que ingressam na instituição. A dissertação está dividida em 3 capítulos, sendo que o capítulo 1 é descritivo, empreendendo um histórico sobre as políticas de inclusão no Brasil e no mundo, e também das políticas de inclusão da UFJF. O capítulo 2 traz a fundamentação teórica a respeito do tema da acessibilidade, baseando-se principalmente nos seguintes autores: Araújo e Hetkowski (s.d.), Beneti (2006), Censo Escolar de 2006 e de 2010, Delors (1999), Duarte (2009), Grisendi (2011), Manente (s.d.), Mansini e Bazon (s.d.), Mazzoni et al (2001), Reis (2010) e Souza (2010). Além disso, foi feita uma análise baseada em entrevistas realizadas com atores da UFJF envolvidos com a política de acessibilidade no âmbito da instituição, dentre os quais, temos um profissional de nível superior e especialista em infraestrutura, um gestor na área de acessibilidade e um docente especialista, além de alunos e servidores com deficiência. O capítulo 3, o plano de ação educacional (PAE), por sua vez, traz propostas de ações que visam à melhoria da acessibilidade física, pedagógica e atitudinal no âmbito da universidade.
Abstract: The present dissertation analyses the policies on inclusion in higher education at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), highlighting the inclusion of special needs students in the institution. UFJF has a Coordination of Educational Physical and Attitude Accessibility (CAEFI), which proposes to promote conditions of access and permanence to special needs students at the institution. Moreover, CAEFI functions as a consultant for undergraduate and graduate programs so that they may follow the legal requirements regarding accessibility to those students. Legislation demands that teacher training programs prepare the new professionals to deal with special educational needs students. Besides those, university staff will also be included in the study. The main objective of this dissertation is to assess the physical and pedagogical accessibility of UFJF, as well as to propose improvement in the accessibility conditions of the institution. Among the specific objectives, the present study aims to discuss whether the actions undertaken by the CAEFI are enough and answer to the needs of the institution and their special needs students and staff , and also the pedagogical actions of the organ which aim to make it possible for the special needs students in the institution. Besides those, the dissertation aims to analyze the accessibility conditions offered to the university staff. The dissertation is divided into three chapters, in which the first one is descriptive, bringing a historical account of the policies of inclusion in Brazil and in the world, as well at the UFJF. The second chapter brings theoretical basis regarding the topic of accessibility, especially from the following authors: : Araújo and Hetkowski (s.d.), Beneti (2006), School Census from 2006 and 2010, Delors (1999), Duarte (2009), Grisendi (2011), Manente (s.d.), Mansini and Bazon (s.d.), Mazzoni et al (2001), Reis (2010) and Souza (2010). Moreover, we analyzed the interviews conducted with UFJF personnel involved with inclusion policies, among whom we have a tenured professor, an infrastructure expert, a school manager from the field of accessibility, a specialist teacher, besides special needs students and staff members. The third chapter, the educational action plan (PAE), brings proposals so as to improve the physical, educational and attitude accessibility at UFJF.
Palavras-chave: Acessibilidade
Pessoas com deficiência
Universidade Federal de Juiz de Fora
Ensino superior
Accessibility
People with disabilities
Universidade Federal de Juiz de Fora
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/997
Data do documento: 27-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
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