https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19078
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vanessacoutinhomartins.pdf | PDF/A | 10.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Clube de leitura audiovisual: Paulo Freire e Marshall McLuhan em uma abordagem educomunicativa para a educação midiática em escolas no Brasil |
Autor(es): | Martins, Vanessa Coutinho |
Primeiro Orientador: | Thomé, Cláudia de Albuquerque |
Co-orientador: | Logan, Robert |
Membro da banca: | Caravela, Gabriela Borges Martins |
Membro da banca: | Trinta, Aluizio Ramos |
Membro da banca: | Bomfim, Filomena Maria Avelina |
Membro da banca: | Silva Filho, Wilson Oliveira da |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o diálogo entre os fundamentos de Paulo Freire e os de Marshall McLuhan podem enriquecer o debate sobre a Educação Midiática e, consequentemente, a Educomunicação e a Ecologia das Mídias — campos aos quais esses educadores são respectivamente ligados. Enquanto Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Marshall McLuhan é amplamente conhecido por seus estudos sobre o impacto das novas tecnologias e os efeitos dos meios de comunicação na sociedade, inclusive no processo de ensino-aprendizagem. Mesmo tendo a educação como uma de suas principais preocupações (Kuskis; Logan, 2013), McLuhan escreveu apenas dois livros sobre o assunto, mas expressou suas considerações educacionais em palestras, seminários, cartas e entrevistas. Sendo assim, a partir de uma pesquisa minuciosa desses materiais espalhados em diversas bibliotecas no Canadá, um conjunto de informações sobre o que o autor escreveu sobre educação foi reunido. Ao realizar tal tarefa, seu perfil educomunicativo foi identificado. A partir da aplicação dos conceitos desses dois educadores nas Laws of Media (McLuhan, M.; McLuhan, E., 1988), algumas conexões foram identificadas. Elas foram utilizadas como base para a criação de um clube de leitura audiovisual, em uma escola da rede pública de Cataguases (MG), considerando os preceitos da Pesquisa Participante (Peruzzo, 2003, 2005). Sendo a Educomunicação um campo de mediações (Soares, 2000), a proposta visa proporcionar, além do gosto pela leitura literária, o desenvolvimento da educação midiática dos jovens, a partir da leitura de obras que dialoguem com seus contextos, realizando paralelos entre o ficcional e o mundo real, por meio de recursos audiovisuais relacionados aos livros ou outros produtos midiáticos. Além disso, o audiovisual também está presente no desenvolvimento de uma websérie literária, realizada em técnica de animação em rotoscopia (Bratt, 2011), a partir de filmes/curta-metragem derivados dos livros, como forma de expressão e reflexão sobre as temáticas debatidas. Ao final do projeto, os estudantes foram convidados a participar de um grupo de discussão e entrevistas individuais em profundidade. A análise das falas presentes nesses materiais foi conduzida com base nos conceitos de Conscientização (Freire, 1979, 2022), de Formulação de Perguntas na visão de McLuhan (McLuhan, 1973; Martins; Logan, 2023) e na perspectiva de Freire (2000, 2022), além da relação de Figura/Fundo (McLuhan, M.; Hutchon; McLuhan, E., 1977). Depoimentos espontâneos dos pais/responsáveis, do diretor da escola e da professora responsável pela disciplina em que o clube aconteceu também foram colhidos. A partir da Análise de Conteúdo na modalidade temática (Bardin, 2011), conclui-se que o livro é a base para uma educação midiática integrada, que instiga a problematização e conduz a uma educação libertadora. O movimento de reflexão literária/midiática e produção audiovisual favorecem o protagonismo colaborativo e enriquecem o repertório crítico e cultural dos estudantes, possibilitando percepções dos viéses nos discursos das mídias que são acessadas diariamente. Portanto, a proposta teórico-metodológica apresentada, que foi adaptada em formato de cartilha gratuita, oferece trilhas para a construção de políticas públicas voltadas à educação midiática em escolas no Brasil. |
Abstract: | This research aims to investigate how the dialogue between Paulo Freire’s and Marshall McLuhan’s theories can enrich the debate on Media Education and, consequently, Educommunication and Media Ecology — fields to which these educators are respectively linked. While Freire is considered one of the most notable thinkers in the history of world pedagogy, McLuhan is widely known for his studies on the impact of new technologies and the media effects on society, including the teaching-learning process. Even though education was one of his main concerns (Kuskis; Logan, 2013), McLuhan wrote only two books on the subject, but expressed his educational considerations in lectures, seminars, letters and interviews. Therefore, from a thorough research of these materials scattered across several libraries in Canada, a set of information about what the author wrote about education was gathered. By carrying out this task, his educommunicative profile was identified. By applying the concepts of these two educators in the Laws of Media (McLuhan, M.; McLuhan, E., 1988), some connections were identified. They were used as a basis for the creation of an audiovisual reading club in a public school in Cataguases (MG/Brazil), considering the Participatory Research precepts (Peruzzo, 2003, 2005). Since Educommunication is a mediation field (Soares, 2000), it aims to provide, in addition to a taste for literary reading, the development of media education, based on the reading of books that dialogue with their contexts, drawing parallels between fiction and the real world, through audiovisual resources related to books or other media products. In addition, audiovisual media is also present in a literary web series, which uses rotoscoping animation technique (Bratt, 2011), based on films/short films derived from the books, as a form of expression and reflection on the topics discussed. At the end of the project, students were invited to participate in a discussion group and in-depth individual interviews. The analysis of the statements present in these materials was conducted based on the concepts of Conscientization (Freire, 1979, 2022)1 , Question Formulation in McLuhan’s view (McLuhan, 1973; Martins; Logan, 2023) and in Freire’s perspective (2000, 2022), in addition to the Figure/Ground relationship (McLuhan, M.; Hutchon; McLuhan, E., 1977). Testimonies from parents/guardians, the school principal, and the teacher responsible for the class in which the club took place were also collected. Based on thematic Content Analysis (Bardin, 2011), it was concluded that the book is the basis for an integrated media education, which instigates problematization and leads to a liberating education. The literary/media reflection movement and audiovisual production favors collaborative protagonism and enriches the students’ critical and cultural repertoire, enabling perceptions of biases in the media discourses that are accessed daily. Therefore, the theoretical-methodological proposal presented, which was adapted into a free booklet format, offers guidelines for the development of public policies aimed at media education in schools in Brazil. |
Palavras-chave: | Educomunicação Media education Mídia Audiovisual Livro Educommunication Media book |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19078 |
Data do documento: | 23-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons