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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Prado, Suzana Lima Vargas do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754895922389078pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade , Silvana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659073755158991pt_BR
dc.creatorBertoldo, Geovana Silvéria Demetrio-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T13:38:51Z-
dc.date.available2025-03-12-
dc.date.available2025-07-23T13:38:51Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19080-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso descreve o processo de curadoria de obras literárias para o projeto didático Famílias Pretas, Identidades e Laços Afetivos e apresenta roteiros de perguntas para a mediação literária dos livros da curadoria. O estudo foi realizado durante o segundo semestre letivo de 2023, quando cursei as disciplinas Estágio Obrigatório no Ensino Fundamental I e Práticas de Leitura Literária no Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas nas duas disciplinas me levaram a refletir a respeito da didática para o ensino da leitura literária, por meio do estudo de livros e artigos produzidos por Bajour (2012), Cosson (2006; 2021), Robledo (2020), Andruetto (2013), Cadermatori (2004) e Candido (2004). A curadoria do projeto didático Famílias Pretas, Identidades e Laços Afetivos foi constituída por quatro livros de literatura infantil que apresentam famílias inteiras negras e demonstram o quanto o senso de coletivo é essencial na convivência em família, são eles: “Chuva de Manga”; “As panquecas de Mama Panya” e “Enquanto o almoço não fica pronto…” e “Não derrame o leite!”. Os temas dos livros articulam experiências da infância, culturas, artes e identidades fundamentais para desenvolver a imaginação das crianças e o gosto pela literatura negra e seus saberes. Os roteiros de perguntas das aulas de leitura foram construídos com o propósito de promover o diálogo na roda de leitura, valorizar as experiências de vida trazidas pelas crianças e desenvolver as habilidades de leitura. Para tanto, foram organizados em três momentos: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura (Solé, 2008). A pesquisa cumpriu seu propósito ao destacar a relevância da representatividade na literatura para crianças e o poder que esta experiência literária exerce na maneira como elas percebem a si mesmas e aos outros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantil pretapt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectRoteiros de perguntas para rodas de leiturapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleFamílias pretas no livro de literatura infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



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