https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19080
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Prado, Suzana Lima Vargas do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2754895922389078 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade , Silvana de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659073755158991 | pt_BR |
dc.creator | Bertoldo, Geovana Silvéria Demetrio | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T13:38:51Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12 | - |
dc.date.available | 2025-07-23T13:38:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19080 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso descreve o processo de curadoria de obras literárias para o projeto didático Famílias Pretas, Identidades e Laços Afetivos e apresenta roteiros de perguntas para a mediação literária dos livros da curadoria. O estudo foi realizado durante o segundo semestre letivo de 2023, quando cursei as disciplinas Estágio Obrigatório no Ensino Fundamental I e Práticas de Leitura Literária no Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas nas duas disciplinas me levaram a refletir a respeito da didática para o ensino da leitura literária, por meio do estudo de livros e artigos produzidos por Bajour (2012), Cosson (2006; 2021), Robledo (2020), Andruetto (2013), Cadermatori (2004) e Candido (2004). A curadoria do projeto didático Famílias Pretas, Identidades e Laços Afetivos foi constituída por quatro livros de literatura infantil que apresentam famílias inteiras negras e demonstram o quanto o senso de coletivo é essencial na convivência em família, são eles: “Chuva de Manga”; “As panquecas de Mama Panya” e “Enquanto o almoço não fica pronto…” e “Não derrame o leite!”. Os temas dos livros articulam experiências da infância, culturas, artes e identidades fundamentais para desenvolver a imaginação das crianças e o gosto pela literatura negra e seus saberes. Os roteiros de perguntas das aulas de leitura foram construídos com o propósito de promover o diálogo na roda de leitura, valorizar as experiências de vida trazidas pelas crianças e desenvolver as habilidades de leitura. Para tanto, foram organizados em três momentos: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura (Solé, 2008). A pesquisa cumpriu seu propósito ao destacar a relevância da representatividade na literatura para crianças e o poder que esta experiência literária exerce na maneira como elas percebem a si mesmas e aos outros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura infantil preta | pt_BR |
dc.subject | Curadoria | pt_BR |
dc.subject | Roteiros de perguntas para rodas de leitura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Famílias pretas no livro de literatura infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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