Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19080
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Famílias pretas no livro de literatura infantil
Autor(es): Bertoldo, Geovana Silvéria Demetrio
Primeiro Orientador: Prado, Suzana Lima Vargas do
Membro da banca: Andrade , Silvana de Souza
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso descreve o processo de curadoria de obras literárias para o projeto didático Famílias Pretas, Identidades e Laços Afetivos e apresenta roteiros de perguntas para a mediação literária dos livros da curadoria. O estudo foi realizado durante o segundo semestre letivo de 2023, quando cursei as disciplinas Estágio Obrigatório no Ensino Fundamental I e Práticas de Leitura Literária no Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas nas duas disciplinas me levaram a refletir a respeito da didática para o ensino da leitura literária, por meio do estudo de livros e artigos produzidos por Bajour (2012), Cosson (2006; 2021), Robledo (2020), Andruetto (2013), Cadermatori (2004) e Candido (2004). A curadoria do projeto didático Famílias Pretas, Identidades e Laços Afetivos foi constituída por quatro livros de literatura infantil que apresentam famílias inteiras negras e demonstram o quanto o senso de coletivo é essencial na convivência em família, são eles: “Chuva de Manga”; “As panquecas de Mama Panya” e “Enquanto o almoço não fica pronto…” e “Não derrame o leite!”. Os temas dos livros articulam experiências da infância, culturas, artes e identidades fundamentais para desenvolver a imaginação das crianças e o gosto pela literatura negra e seus saberes. Os roteiros de perguntas das aulas de leitura foram construídos com o propósito de promover o diálogo na roda de leitura, valorizar as experiências de vida trazidas pelas crianças e desenvolver as habilidades de leitura. Para tanto, foram organizados em três momentos: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura (Solé, 2008). A pesquisa cumpriu seu propósito ao destacar a relevância da representatividade na literatura para crianças e o poder que esta experiência literária exerce na maneira como elas percebem a si mesmas e aos outros.
Abstract: -
Palavras-chave: Literatura infantil preta
Curadoria
Roteiros de perguntas para rodas de leitura
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19080
Data do documento: 12-Mar-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons