https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19083
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernandaalvesdesouza.pdf | PDF/A | 1.73 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Projeto político pedagógico como instrumento de transformação: uma análise em uma escola estadual do município de Juiz de Fora/MG |
Author: | Souza, Fernanda Alves de |
First Advisor: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Referee Member: | Miranda, Denise Rangel |
Referee Member: | Dias, Sammy Cardoso |
Resumo: | Esta dissertação investiga a elaboração e atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma Escola Estadual em Juiz de Fora/MG, entre os anos de 2012 e 2022. Compreendendo o PPP como um instrumento de gestão democrática, o estudo analisa como ele reflete a identidade institucional e fomenta a participação de gestores, professores, alunos e responsáveis. O objetivo geral da pesquisa é compreender como ocorre esse processo e de que maneira ele se relaciona com a coesão na gestão escolar. Para tanto, foram definidos três objetivos específicos: (1) descrever o processo de revisão do PPP ao longo do período analisado; (2) analisar a criação e implementação das ações pedagógicas nesse contexto; e (3) propor estratégias que fortaleçam a participação coletiva da comunidade escolar na construção e atualização contínua do documento. A metodologia adotada envolveu análise documental, entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar e observação participante. Os resultados revelaram desafios, como o engajamento limitado dos sujeitos escolares, a descontinuidade das práticas democráticas e a atualização superficial dos documentos. Além disso, constatou-se a ausência de integração entre o PPP e o Centro Socioeducativo vinculado à escola, bem como falhas na comunicação e na capacitação da equipe. As reuniões pedagógicas e colegiadas, instrumentos fundamentais da gestão democrática, ocorreram de maneira irregular, o que comprometeu a efetividade do PPP como guia da ação escolar. Diante desse cenário, o Plano de Ação Educacional (PAE) propõe estratégias, como a criação de um comitê gestor, a realização de reuniões abertas à comunidade, a produção de versões simplificadas do PPP e ações formativas contínuas. As propostas visam consolidar o PPP como um documento vivo, participativo e alinhado às necessidades reais da escola e de sua comunidade, reafirmando seu papel como ferramenta central de transformação e fortalecimento da gestão democrática. |
Abstract: | This dissertation investigates the development and updating of the Political Pedagogical Project (PPP) of a State School in Juiz de Fora/MG, between 2012 and 2022. Understanding the PPP as an instrument of democratic management, the study analyzes how it reflects the institutional identity and encourages the participation of managers, teachers, students and guardians. The general objective of the research is to understand how this process occurs and how it relates to cohesion in school management. To this end, three specific objectives were defined: (1) to describe the process of reviewing the PPP throughout the period analyzed; (2) to analyze the creation and implementation of pedagogical actions in this context; and (3) to propose strategies that strengthen the collective participation of the school community in the construction and continuous updating of the document. The methodology adopted involved documentary analysis, semi-structured interviews with members of the school community and participant observation. The results revealed challenges, such as limited engagement of school subjects, discontinuity of democratic practices and superficial updating of documents. In addition, a lack of integration between the PPP and the Socio-Educational Center linked to the school was found, as well as failures in communication and staff training. Pedagogical and collegial meetings, fundamental instruments of democratic management, occurred irregularly, which compromised the effectiveness of the PPP as a guide for school action. In view of this scenario, the Educational Action Plan (PAE) proposes strategies such as the creation of a management committee, holding meetings open to the community, producing simplified versions of the PPP and ongoing training actions. The proposals aim to consolidate the PPP as a living, participatory document aligned with the real needs of the school and its community, reaffirming its role as a central tool for transformation and strengthening democratic management. |
Keywords: | Projeto político pedagógico Gestão democrática Participação coletiva Pedagogical political project Democratic management Collective participation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19083 |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License