Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
amandaglatzlgeheim.pdf6.35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Alfabetização de crianças com dislexia: a produção de um jogo didático para o desenvolvimento da consciência fonológica
Autor(es): Geheim, Amanda Glatzl
Orientador: Rocha, Juliano Guerra
Miembros Examinadores: Bellotti, Andreia Alvim
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar quais estratégias pedagógicas são recomendadas para a alfabetização de crianças com dislexia, sugerindo a criação de um jogo didático para contribuir nesse processo. Por meio de uma revisão de literatura, o Trabalho de Conclusão de Curso discutiu o conceito de dislexia e os procedimentos para seu diagnóstico. Em seguida, apresentou um levantamento sobre as pesquisas relacionadas à alfabetização desse público e à atuação do alfabetizador. Dentre os encaminhamentos metodológicos abordados, verificou-se que os estudos indicavam intervenções focadas no desenvolvimento da consciência fonológica. Com base nessa fundamentação teórica, especialmente nos trabalhos de Artur Gomes de Morais, foi elaborado o jogo “Trilha da Sílaba Inicial”, voltado ao nível da consciência silábica. O estudo buscou, assim, contribuir para a formação de professores alfabetizadores e a implementação de metodologias que atendessem às necessidades de estudantes com dislexia, promovendo seu desenvolvimento integral por meio de práticas pedagógicas acessíveis.
Resumen : -
Palabras clave : Alfabetização
Dislexia
Jogos de consciência fonológica
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090
Fecha de publicación : 12-mar-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons