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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Gestão das finanças pessoais dos jovens ingressantes no mercado de trabalho
Autor(es): Araújo, Igor Nick
Orientador: Machado, Kascilene Gonçalves
Miembros Examinadores: Nunes, Rodolfo Vieira
Miembros Examinadores: Louzano, João Paulo de Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar o conhecimento dos jovens no mercado de trabalho sobre gestão financeira pessoal. Assim, pretende-se analisar os principais conceitos e práticas de gestão financeira pessoal adotada pelos jovens e identificar as ferramentas e estratégias que permitam o planejamento adequado de recursos, o controle de despesas e o alcance de objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. A escolha deste tema se justifica pela observação do panorama atual, no qual muitas pessoas, mesmo com acesso a uma variedade de informações sobre finanças, ainda enfrentam dificuldades no gerenciamento de seus recursos. O público alvo do trabalho foram os jovens aprendizes da Rede Cidadã do município de Governador Valadares (MG). Considerando o aumento da inserção de jovens no mercado de trabalho e os desafios para administrar a renda de forma consciente, a pesquisa buscou entender de que forma esses jovens lidam com o planejamento financeiro, o endividamento e os investimentos no início de sua carreira profissional. O estudo possui grande relevância social e científica, uma vez que pode servir de base para futuros estudos e ampliar o debate sobre a importância da educação financeira para o bem-estar econômico dos jovens. A metodologia adotada incluiu a aplicação de um questionário com perguntas de múltipla escolha para levantamento de dados primários. As questões abordaram variáveis como sexo, idade, dívidas, hábitos de organização financeira e comportamento em relação a investimentos. Ao total, 159 jovens participaram da pesquisa. Os resultados indicam que, embora haja uma preocupação crescente com as finanças pessoais, muitos desses jovens ainda enfrentam dificuldades práticas, utilizam poucas ferramentas de controle, têm acesso precoce ao crédito e demonstram pouco envolvimento com investimentos. Os dados reforçam a necessidade de uma educação financeira contínua, alinhada à realidade e à linguagem da juventude brasileira, como forma de incentivar maior autonomia e responsabilidade nas decisões financeiras.
Resumen : This study aims to assess the knowledge of young people in the job market regarding personal financial management. Thus, the aim is to analyze the main concepts and practices of personal financial management adopted by young people and to identify the tools and strategies that allow for adequate resource planning, expense control, and the achievement of short, medium, and long-term financial goals. The choice of this topic is justified by the observation of the current scenario, in which many people, even with access to a variety of information about finances, still face difficulties in managing their resources. The target audience for the study were young apprentices from the Rede Cidadã in the city of Governador Valadares (MG). Considering the increase in the insertion of young people in the job market and the challenges of managing income consciously, the research sought to understand how these young people deal with financial planning, debt, and investments at the beginning of their professional careers. The study has great social and scientific relevance, since it can serve as a basis for future studies and broaden the debate on the importance of financial education for the economic well-being of young people. The methodology adopted included the application of a questionnaire with multiple-choice questions to collect primary data. The questions addressed variables such as gender, age, debts, financial organization habits and behavior regarding investments. In total, 159 young people participated in the survey. The results indicate that, although there is a growing concern with personal finances, many of these young people still face practical difficulties, use few control tools, have early access to credit and demonstrate little involvement with investments. The data reinforce the need for ongoing financial education, aligned with the reality and language of Brazilian youth, as a way to encourage greater autonomy and responsibility in financial decisions.
Palabras clave : Gestão financeira pessoal
Jovens aprendizes
Educação financeira
Personal financial management
Young apprentices
Financial education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19143
Fecha de publicación : 22-jul-2025
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



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