Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19218
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
weversondepaulalanasales.pdfPDF/A11.15 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carolina Rodrigues Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081290466514646pt_BR
dc.contributor.referee1Tozei, Nayara Peneda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487627205135818pt_BR
dc.creatorSales, Weverson de Paula Lana-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T13:39:26Z-
dc.date.available2025-08-19-
dc.date.available2025-08-19T13:39:26Z-
dc.date.issued2025-07-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19218-
dc.description.abstractThis study analyzes the impacts of the COVID-19 pandemic on the competitiveness of Brazilian ethanol exports, distinguishing between undernatured ethanol (HS 220710) and denatured ethanol (HS 220720). Using the Constant Market Share (CMS) model, the research decomposes the driving factors behind export performance across pre-pandemic, pandemic, and post-pandemic periods (2018-2023). Results show that denatured ethanol experienced fluctuations influenced by internal conjunctural factos, such as fiscal policies and productive reallocations, wdhile undenatured ethanol faced more consistent losses in competitiveness linked to structural features of the international market. The methodology highlights competitiveness as the most decisive factor in explainig variations in export growth, underscoring the role of public policy and sectoral governance in the external performance of ethanol. By proposing a segmented analysis of the ethanol market, the study contributes to the literature by showing how external shocks, like the pandemic, affect different components of the sector in distinct ways.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se dispôs observar como a pandemia de COVID-19 afetou a competitividade das exportações brasileiras de etanol, distinguindo os efeitos entre os segmentos de etanol não desnaturalizado (HS 220710) e desnaturalizado (HS 220720). Através do modelo Constant Market Share (CMS), foi possível decompor os fatores determinantes do desempenho exportador nos períodos pré, durante e pós-pandemia (2018-2023). Os resultados revelam que o etanol desnaturalizado apresentou oscilações influenciadas por fatores conjunturais internos, como políticas fiscais e reorganizações produtivas, enquanto o etanol puro apresentou perdas de competitividade mais constantes, ligadas à estrutura do mercado internacional. A metodologia demonstrou a predominância do efeito competitividade na explicação das variações nos fluxos exportadores, reforçando a importância de políticas públicas e decisões setoriais no desempenho externo do setor. A pesquisa contribui para a literatura ao propor uma análise segmentada do mercado de etanol, evidenciando que choques externos, como a pandemia, afetam de maneira diferenciada os produtos que compõem o setor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectConstant Mark Sharept_BR
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEthanolpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleCompetitividade dos setores de etanol durante a pandemia: uma análise com o modelo Constant Market Sharept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons