Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19220
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
geisycoelholopes.pdfPDF/A372.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Os sentidos e significados do trabalho para jovens da geração Z: uma análise qualitativa com egressos do curso de Administração da UFJF-GV
Autor(es): Lopes, Geisy Coelho
Orientador: Perdigão, Denis Alves
Miembros Examinadores: Nascimento, Juliana Goulart Soares do
Miembros Examinadores: Moreira, Nathalia Carvalho
Resumo: O artigo investiga as expectativas, experiências e percepções de jovens da Geração Z graduados em Administração pela UFJF-GV acerca dos significados e sentidos do trabalho, por meio de uma abordagem qualitativa. O objetivo é analisar e compreender o que o trabalho representa para esses jovens na contemporaneidade e identificar as características que lhe são atribuídas. A pesquisa foi realizada com oito egressos do curso de Administração, utilizando entrevistas estruturadas e a análise de discurso de Sérgio Freire como método de interpretação dos dados. Os resultados indicam que os sentidos atribuídos ao trabalho por esses jovens são múltiplos, dinâmicos e heterogêneos, revelando-o como uma prática simbólica e social permeada por dimensões afetivas, éticas, econômicas e existenciais. O estudo aponta o trabalho como espaço de constituição subjetiva, campo de contradições e território de disputas simbólicas. Conclui-se que, além de sua função produtiva e econômica, o trabalho emerge como lugar de pertencimento, amadurecimento, enobrecimento e autoconhecimento.
Resumen : This article investigates the expectations, experiences, and perceptions of Generation Z youth who graduated in Administration from UFJF-GV regarding the meanings and significance of work, through a qualitative approach. The aim is to analyze and understand what work represents for these young individuals in contemporary times and to identify the characteristics they attribute to it. The research was conducted with eight graduates of the Administration program, using structured interviews and Sérgio Freire's discourse analysis as the method for data interpretation. The results indicate that the meanings attributed to work by these young people are diverse and heterogeneous, revealing it as a symbolic and social practice permeated by affective, ethical, and economic dimensions. The study presents work as a space of subjective construction, a field of contradictions, and a territory of symbolic disputes. It concludes that, beyond its productive and economic functions, work emerges as a place of belonging, maturation, ennoblement, and self-knowledge.
Palabras clave : Trabalho
Geração Z
Sentidos do trabalho
Administração
Análise de discurso
Work
Generation Z
Meanings of work
Administration
Discourse analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19220
Fecha de publicación : 11-ago-2025
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons