Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19236
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaedurdabeloecouraponchio.pdf16.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Livros-imagem e rodas de leitura nos anos iniciais
Autor(es): Ponchio, Maria Eduarda Belo e Coura
Primeiro Orientador: Prado, Suzana Lima Vargas do
Membro da banca: Pires, Bárbara Hungria Dias
Membro da banca: Rocha, Juliano Guerra
Resumo: Os livros-imagem são obras que utilizam ilustrações, cores, traços, perspectiva, design e tudo mais que a linguagem visual dispõe, possibilitando ao leitor múltiplas leituras e interpretações, ainda que esteja diante da ausência de texto verbal. O trabalho com os livros-imagem nos anos iniciais do ensino fundamental contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura das crianças, pois a compreensão dessas obras requer que os leitores sejam ativos e se disponham a desvendar a narrativa composta por recursos visuais e gráficos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivos (i) compreender como se dá o uso de recursos visuais e gráficos na construção da narrativa de livros-imagem e (ii) discutir as propostas de trabalho com livros-imagem realizadas em rodas de leitura com crianças dos anos iniciais. A investigação foi conduzida por meio de uma pesquisa-ação, a partir da participação ativa da pesquisadora em sala de aula, as anotações em diário de bordo e as fotografias que revelam os comportamentos leitores das crianças durante as rodas de leitura de livros-imagem. Na fundamentação teórica são abordados os aspectos constitutivos da narrativa visual e os elementos gráficos utilizados em livros-imagem. Os resultados apontam que os livros-imagem, quando bem explorados por mediadoras de leitura, são excelentes materiais para desenvolvimento da competência leitora e a ampliação do repertório literário das crianças.
Abstract: Wordless Picturebooks are works that use illustrations, colors, lines, perspective, design, and everything else available in visual language to enable multiple readings and interpretations, even in the absence of verbal text. Working with wordless picturebooks in the early years of elementary school contributes to the development of children's reading skills, as understanding these works requires readers to be active and willing to unravel the narrative composed solely of images. Therefore, the present research aims to (i) understand how the use of visual and graphic resources contributes to the construction of the narrative in picture books and (ii) discuss the reading circle activities with picture books carried out with young children in the early grades. The investigation was conducted through an action-research approach, based on the active participation of the researcher in the classroom, notes in a diary, and photographs that reveal children's reading behaviors during the reading circles of wordless picturebooks. The theoretical framework addresses the constitutive aspects of visual narrative and the graphic elements used in picture books. The results indicate that wordless picturebooks, when properly explored by reading mediators, are excellent materials for developing reading competence and expanding children's literary repertoire.
Palavras-chave: Livros-imagem
Rodas de leitura
Anos iniciais
Wordless picturebooks
Reading circles
Early years of elementary education
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19236
Data do documento: 11-Ago-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons